Estudo do Facebook desvenda fidelidade a marcas na web
Nos últimos meses, gurus do marketing têm sugerido que a fidelidade à marca está morta ou, então, cada vez mais próxima de ser um assunto do passado. Mas será que a internet, millennials e boomers estão influenciando essa mudança? Pensan
Nos últimos meses, gurus do marketing têm sugerido que a fidelidade a marcas está morta ou, então, cada vez mais próxima de ser um assunto do passado. Mas será que a internet e os millennialsestão mesmo influenciando essa mudança, como muitos sugerem? Pensando nessa questão, o Facebook desenvolveu um estudo para analisar a real situação da lealdade de marca no setor de viagens on-line e outros correlatos.
O gigante das redes sociais perguntou a cerca de 15 mil adultos norte-americanos quais seus hábitos de compra e sentimentos em relação a marcas de algumas áreas, como companhias aéreas, hotéis e restaurantes. A partir das respostas, o Facebook identificou alguns fatores que jogam luz sobre a questão da fidelização.
Na pesquisa, 77% das pessoas que responderam ao questionário pretendem reutilizar a mesma marca relaciona a viagens – independentemente do segmento – mais de uma vez. Essa assiduidade não significa, entretanto, fidelidade à marca exatamente, mas pode indicar "apenas" satisfação com os serviços oferecidos.
Esse índice é dividido entre dois tipos de clientes: “fãs de marca” (37%), que repetem compras e se consideram fiéis à empresa, e “compradores recorrentes” (40%), que adquirem o produto novamente, mas por motivos diversos e não necessariamente pela fidelidade à companhia. O restante não se considera fiel em nenhum sentido.
CONCLUSÕES
A pesquisa chegou ainda a outras duas conclusões principais. A primeira é a de que a lealdade no setor de viagens on-line é impulsionada pela confiança e valores emotivos proporcionados pela marca. Já a segunda indica que os boomers, da geração mais velha nascida no pós-guerra, costumam ser mais inclinados à postura de “fãs de marca” do que a geração millennials, mais desprendida desse conceito.
No caso daqueles que compram passagens aéreas on-line, 24% foram considerados “fãs de marca” e 35% compradores recorrentes. Quando o assunto gira entorno dos hotéis, 23% dos entrevistados se encaixaram como “fãs de marca” e outros 31% em “compradores recorrentes”.
Em relação às gerações, 32% dos entrevistados que adquirem bilhetes aéreos on-line na categoria “fãs de marca” são millennials e 37%boomers. Enquanto isso, 23% daqueles que buscam diárias em hotéis na internet como “fãs de marca” são millennials e 30% boomers.
O gigante das redes sociais perguntou a cerca de 15 mil adultos norte-americanos quais seus hábitos de compra e sentimentos em relação a marcas de algumas áreas, como companhias aéreas, hotéis e restaurantes. A partir das respostas, o Facebook identificou alguns fatores que jogam luz sobre a questão da fidelização.
Na pesquisa, 77% das pessoas que responderam ao questionário pretendem reutilizar a mesma marca relaciona a viagens – independentemente do segmento – mais de uma vez. Essa assiduidade não significa, entretanto, fidelidade à marca exatamente, mas pode indicar "apenas" satisfação com os serviços oferecidos.
Esse índice é dividido entre dois tipos de clientes: “fãs de marca” (37%), que repetem compras e se consideram fiéis à empresa, e “compradores recorrentes” (40%), que adquirem o produto novamente, mas por motivos diversos e não necessariamente pela fidelidade à companhia. O restante não se considera fiel em nenhum sentido.
CONCLUSÕES
A pesquisa chegou ainda a outras duas conclusões principais. A primeira é a de que a lealdade no setor de viagens on-line é impulsionada pela confiança e valores emotivos proporcionados pela marca. Já a segunda indica que os boomers, da geração mais velha nascida no pós-guerra, costumam ser mais inclinados à postura de “fãs de marca” do que a geração millennials, mais desprendida desse conceito.
No caso daqueles que compram passagens aéreas on-line, 24% foram considerados “fãs de marca” e 35% compradores recorrentes. Quando o assunto gira entorno dos hotéis, 23% dos entrevistados se encaixaram como “fãs de marca” e outros 31% em “compradores recorrentes”.
Em relação às gerações, 32% dos entrevistados que adquirem bilhetes aéreos on-line na categoria “fãs de marca” são millennials e 37%boomers. Enquanto isso, 23% daqueles que buscam diárias em hotéis na internet como “fãs de marca” são millennials e 30% boomers.
*Fonte: Tnooz