App ou agente de viagens? Veja os hábitos no mundo
A tecnologia do self-booking chegou para ficar no Turismo, mas nem todos aderiram completamente. Uma pesquisa do site de pesquisas de viagens Travelzoo mapeou a adesão a esses serviços, contrapondo-o ao uso de agentes de viagens em diferentes partes do mundo, e viu que os chineses s&a
A tecnologia do self-booking chegou para ficar no Turismo, mas nem todos aderiram completamente. Uma pesquisa do site de pesquisas de viagens Travelzoo mapeou a adesão a esses serviços de OTAs e aplicativos, contrapondo-o ao uso de agentes de viagens em diferentes partes do mundo, e viu que os chineses são os maiores entusiastas dos apps de viagem.
Nada menos que 85% dos chineses que usam o Travelzoo acham os aplicativos o jeito mais fácil de planejar suas férias. Enquanto 70% indicaram que planejam voos, cruzeiros, pacotes de viagens e hotéis via aplicativos.
“Os chineses têm uma relação bastante próxima com a tecnologia, e quase sempre são os primeiros a adotarem as novidades”, destacou a presidente da Travelzoo na Ásia, Vivian Hong. Serviços de bate-papo como o Wechat, por exemplo, já se tornaram mais populares que e-mails.
Enquanto isso, mercados mais tradicionais do Turismo, como Europa e Canadá, ainda utilizam ais os agentes de viagens. No caso dos alemães, 40% dos usuários do Travelzoo preferem consultar os profissionais, percentual que cai pouco, para 37%, no caso dos canadenses.
“O que a pesquisa mostra é que há uma diferença significante de opinião em vários países sobre os meios mais confiáveis de agendar viagens. É importante para as marcas reconhecer essas nuances culturais para adotar abordagens diferentes em cada mercado”, lembrou o presidente europeu da OTA, Richard Singer.