Giovanna Tedeschi   |   21/07/2016 14:02

Setor de alimentação cresceu 2,1% em junho

O mercado de alimentação fora do lar apresentou melhorias em junho de 2016

A indústria de foodservice, que representa o mercado financeiro de alimentação fora do lar, obteve um crescimento de 2,1% em junho de 2016 em comparação com o mesmo mês no ano passado. O Instituto Foodservice Brasil (IFB) afirma, porém, que as lojas existentes há mais de 13 meses (conceito mesmas lojas no gráfico) tiveram um decréscimo de 4,3%.

Segundo a instituição, o resultado menor de vendas em comparação aos anos anteriores é consequência da queda continua dos principais indicadores macroeconômicos. A elevação do endividamento das famílias, do encarecimento do crédito, da queda da confiança do consumidor e da inflação estão entre os fatores que ocasionaram a queda.

O setor de alimentação dentro do lar teve um aumento médio de preços em junho de 2016 de 14,7% (acumulado 12 meses). Já no setor de food service, a inflação apurada pelo IBGE acumulada em 12 meses foi de 9,4% .

O nível de desemprego também tem colaborado para a queda no setor de alimentação fora do lar. A taxa de desocupação de março a maio deste ano é de 11,2% , crescimento de 3,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado (8,1%). Os dados do estudo do IBGE que mede 3.500 municípios brasileiros.

O número de transações em junho de 2016 também teve decrescimento na comparação anual. Houve queda no total de lojas e nas lojas existentes há mais de 13 meses, e resultados de -4,5% e -13% respectivamente. Já o aumento de 6,6% do ticket médio em todas lojas, no período de um ano, compensou em parte a queda nas transações.

A IFB afirma também que seus associados aumentaram seu número de lojas em junho de 2016 em relação ao ano passado, com crescimento de 7,6% no ano.

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