CVC cresce 15% no 3T17 e já embarcou 3 milhões no ano
No total, as reservas confirmadas do grupo cehgaram a R$ 2,66 bilhões, número que, comparado ao pro forma do terceiro trimestre de 2016, representa uma alta de 15,7%
A CVC anunciou resultados bastante positivos para o terceiro trimestre do ano, encerrado em setembro. Os números ainda serão auditados e poderão mudar, mas sinalizam altas em todas as unidades, com exceção das reservas no portal da operadora.
No total, as reservas confirmadas do grupo chegaram a R$ 2,66 bilhões, número que, comparado ao pro forma do terceiro trimestre de 2016 representa uma alta de 15,7%. Considerando o período de janeiro a setembro, o grupo chega a R$ 7,47 bilhões, crescimento de 13,9% sobre o ano passado.
Crescimento mais expressivo foi observado no número que une a consolidadora Rextur Advance e a OTA Submarino Viagens. Somadas, ambas tiveram R$ 1,02 bilhão em reservas confirmadas, o que significa uma alta de 21,6% no terceiro trimestre e quase 40% dos R$ 2,74 bilhões das vendas entre janeiro e setembro (alta de 12,6% sobre 2016), o que mostra a relevância dos últimos três meses em comparação aos iniciais. Veja no gráfico abaixo, que mostra o crescimento das duas empresas a cada trimestre de 2017:
Já considerando a operadora CVC e a Experimento Intercâmbio, as vendas totalizaram R$ 1,63 bilhão, 12,3% mais que o terceiro trimestre de 2016. A taxa de crescimento sobe para 14,6% se considerado o ano todo até setembro. Em mesmas lojas, a alta trimestral se mantém em dois dígitos, na casa dos 10,5% na conta trimestral, e de 12,3% nos três primeiros trimestres juntos.
EMBARCADOS
Já nas reservas embarcadas, o período de julho a setembro teve R$ 1,58 bilhão de receita para a CVC Lazer + Experimento, com crescimento de 15,9% sobre igual período de 2016. No ano, são R$ 4,31 bilhões em viagens já realizadas, uma alta de 12%. Foram 1,12 milhão de passageiros embarcados contando essas duas unidades no terceiro trimestre, e 3 milhões no ano todo.
O único resultado negativo veio da operação on-line (cvc.com), que totalizou R$ 30,3 milhões (queda de 22,9%) no trimestre e R$ 106 milhões (-7,2%) no ano até setembro. A CVC afirma que o decréscimo "é decorrente da implementação da nova plataforma responsiva, processo que estará concluído até o final do ano", e destaca que, a partir deste trimestre, não são mais contabilizados no canal on-line os números do televendas.
INAUGURAÇÕES
A CVC abriu 107 novas lojas nos últimos 12 meses, sendo 20 unidades no terceiro trimestre (um total de 92 aberturas líquidas contando alguns fechamentos) e totalizando 1.156 lojas. Na Experimento, foram 3 aberturas para um total de 46 lojas ativas.
As agências independentes (multimarcas) representaram R$ 258 milhões de vendas no terceiro trimestre do ano, alta de 11%; e R$ 752 milhões ano ano, crescimento de 10,5%.