De rejeitada aos 600 mil paxs: 20 anos de Forma Turismo
Empresa de viagens de formatura completa seu 20º aniversário nesta sexta (25), e o fundador Mauricio Calasans revela a trajetória da companhia
Há 20 anos, o principal concorrente da Forma Turismo eram os clássicos bailes de formatura. Hoje, porém, depois de embarcar mais de 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados, inaugurar 16 lojas e contratar mais de 120 representantes, a empresa fundada por Renato Costa e Mauricio Calasans, em 1997, que completa seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira (25), é referência quando o assunto são as viagens de formatura, mas nem sempre foi assim.
“Logo no nosso primeiro ano, fomos a uma reunião em uma escola na capital, que também estava negociando com uma agência grande, a Stella Barros. Lá, os responsáveis nos disseram que não fechariam [a viagem de formatura] conosco por não nos conhecerem”, revelou o diretor de Operações e fundador da Forma, Mauricio Calasans, ao falar de um dos momentos mais difíceis de sua trajetória na empresa.
Em 1998, a Forma embarcava 550 jovens de 17 escolas de São Paulo para viagens a Porto Seguro (BA), Florianópolis, Natal e Fortaleza. Logo no ano seguinte, um crescimento de mais de 150%, 1,3 mil estudantes embarcados e o otimismo de crescer no segmento. “Nunca esperamos chegar onde estamos hoje. O tamanho da empresa, o número de pessoas que dependem de nós, os produtos e, principalmente, a representatividade que a Forma conseguiu com o público jovem é o que nos motiva a cada dia”, contou Calasans.
REALIZANDO SONHOS
Apenas três anos depois da fundação, a Forma deixou de ser apenas uma agência de viagens, vendendo pacotes, para se tornar operadora e organizar seus próprios roteiros. Para o fundador da marca, essa foi a principal aposta e, ao mesmo tempo, conquista da marca. “Com nossos próprios fretamentos, tudo ficou mais fácil. Foi nosso maior sucesso”, contou ele.
O ano de 2003 foi especial para a Forma Turismo, uma vez que foi inaugurada a sede da empresa, no bairro de Moema, em São Paulo. Já em 2004, ela passa a realizar os primeiros voos internacionais, com embarques rumo a Orlando, na Flórida (EUA), para a famosa visita ao Walt Disney World Resort. Três anos depois foi realizado o primeiro fretamento internacional, com destino a Bariloche, na Argentina.
“É a realização de um sonho que tivemos 20 anos atrás, e agora queremos nos superar a cada ano”, disse Mauricio Calasans. Depois de embarcar 56 mil passageiros em 2016, o próximo objetivo é superar os 60 mil neste ano e, em 2020, ultrapassar a barreira dos 100 mil anuais. “Enquanto tiver uma escola que ainda não trabalhe com a gente, vamos atrás. É uma previsão ousada, mas não impossível”.
PORTO SEGURO ETERNO
Mesmo diante de uma ampla gama de roteiros nacionais e internacionais, o principal produto da Forma Turismo segue sendo Porto Seguro aos formandos. Mas até quando será que o destino conseguirá atrair os estudantes? Para Calasans, por exemplo, a cidade baiana tem tudo para seguir como carro-chefe da marca por muito tempo.
"[A cidade] está se reinventando a cada ano, então acredito que continuará a ser nosso produto principal. Ela funciona a favor da gente, desde as atrações, segurança, os hotéis. Costumo dizer que Porto Seguro é o melhor destino do mundo para uma viagem de formatura", disse o diretor.
FUTURO
Duas décadas se passaram, a marca se tornou uma das maiores em seu mercado, mas não deve para por aí. Além da Forma Turismo, o Grupo Forma também detém a Nova Operadora [turismo tradicional], Forma Family Travel [voltada aos pais], Studee [intercâmbio] e o Forma Conhecer [turismo pedagógico], além de ter negociado sua participação na Steel Consolidadora recentemente. Para Calasans, no entanto, agora é a hora de apostar na regionalização.
"Temos mais de 120 representantes pelo Brasil todo, assim como 16 lojas em locais diferentes. Nosso desafio, agora, é chegar a todos os cantos do País e apresentar nossos serviços, pois hoje temos porte para isso. Hoje, podemos chegar a um estado diferente, uma cidade diferente e nos apresentar como Forma Turismo. Se eles não nos conhecem ainda, com certeza ainda vão conhecer", promete Mauricio Calasans.