Raphael Silva   |   25/08/2017 20:21

De rejeitada aos 600 mil paxs: 20 anos de Forma Turismo

Empresa de viagens de formatura completa seu 20º aniversário nesta sexta (25), e o fundador Mauricio Calasans revela a trajetória da companhia

Divulgação/Forma Turismo
Fundada em 25 de agosto de 1997, a Forma Turismo já embarcou 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados
Fundada em 25 de agosto de 1997, a Forma Turismo já embarcou 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados
Há 20 anos, o principal concorrente da Forma Turismo eram os clássicos bailes de formatura. Hoje, porém, depois de embarcar mais de 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados, inaugurar 16 lojas e contratar mais de 120 representantes, a empresa fundada por Renato Costa e Mauricio Calasans, em 1997, que completa seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira (25), é referência quando o assunto são as viagens de formatura, mas nem sempre foi assim.

“Logo no nosso primeiro ano, fomos a uma reunião em uma escola na capital, que também estava negociando com uma agência grande, a Stella Barros. Lá, os responsáveis nos disseram que não fechariam [a viagem de formatura] conosco por não nos conhecerem”, revelou o diretor de Operações e fundador da Forma, Mauricio Calasans, ao falar de um dos momentos mais difíceis de sua trajetória na empresa.

Em 1998, a Forma embarcava 550 jovens de 17 escolas de São Paulo para viagens a Porto Seguro (BA), Florianópolis, Natal e Fortaleza. Logo no ano seguinte, um crescimento de mais de 150%, 1,3 mil estudantes embarcados e o otimismo de crescer no segmento. “Nunca esperamos chegar onde estamos hoje. O tamanho da empresa, o número de pessoas que dependem de nós, os produtos e, principalmente, a representatividade que a Forma conseguiu com o público jovem é o que nos motiva a cada dia”, contou Calasans.

Emerson Souza
Diretor de Operações da Forma, Calasans acredita na meta de embarcar 100 mil passageiros em 2020
Diretor de Operações da Forma, Calasans acredita na meta de embarcar 100 mil passageiros em 2020
REALIZANDO SONHOS
Apenas três anos depois da fundação, a Forma deixou de ser apenas uma agência de viagens, vendendo pacotes, para se tornar operadora e organizar seus próprios roteiros. Para o fundador da marca, essa foi a principal aposta e, ao mesmo tempo, conquista da marca. “Com nossos próprios fretamentos, tudo ficou mais fácil. Foi nosso maior sucesso”, contou ele.

O ano de 2003 foi especial para a Forma Turismo, uma vez que foi inaugurada a sede da empresa, no bairro de Moema, em São Paulo. Já em 2004, ela passa a realizar os primeiros voos internacionais, com embarques rumo a Orlando, na Flórida (EUA), para a famosa visita ao Walt Disney World Resort. Três anos depois foi realizado o primeiro fretamento internacional, com destino a Bariloche, na Argentina.

“É a realização de um sonho que tivemos 20 anos atrás, e agora queremos nos superar a cada ano”, disse Mauricio Calasans. Depois de embarcar 56 mil passageiros em 2016, o próximo objetivo é superar os 60 mil neste ano e, em 2020, ultrapassar a barreira dos 100 mil anuais. “Enquanto tiver uma escola que ainda não trabalhe com a gente, vamos atrás. É uma previsão ousada, mas não impossível”.

PORTO SEGURO ETERNO
Mesmo diante de uma ampla gama de roteiros nacionais e internacionais, o principal produto da Forma Turismo segue sendo Porto Seguro aos formandos. Mas até quando será que o destino conseguirá atrair os estudantes? Para Calasans, por exemplo, a cidade baiana tem tudo para seguir como carro-chefe da marca por muito tempo.

"[A cidade] está se reinventando a cada ano, então acredito que continuará a ser nosso produto principal. Ela funciona a favor da gente, desde as atrações, segurança, os hotéis. Costumo dizer que Porto Seguro é o melhor destino do mundo para uma viagem de formatura", disse o diretor.

FUTURO
Duas décadas se passaram, a marca se tornou uma das maiores em seu mercado, mas não deve para por aí. Além da Forma Turismo, o Grupo Forma também detém a Nova Operadora [turismo tradicional], Forma Family Travel [voltada aos pais], Studee [intercâmbio] e o Forma Conhecer [turismo pedagógico], além de ter negociado sua participação na Steel Consolidadora recentemente. Para Calasans, no entanto, agora é a hora de apostar na regionalização.

"Temos mais de 120 representantes pelo Brasil todo, assim como 16 lojas em locais diferentes. Nosso desafio, agora, é chegar a todos os cantos do País e apresentar nossos serviços, pois hoje temos porte para isso. Hoje, podemos chegar a um estado diferente, uma cidade diferente e nos apresentar como Forma Turismo. Se eles não nos conhecem ainda, com certeza ainda vão conhecer", promete Mauricio Calasans.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados