Roberta Queiroz   |   01/12/2016 17:11

Visual mantém estabilidade graças a "ênfase" no nacional

O cenário incerto que tomou conta do Brasil fez as empresas apertarem os cintos e definirem estratégias capazes de render o mínimo de segurança. Diante da oscilação do câmbio, a posta de grande parte das operadoras foi apostar nas viagens nacionais pa

O cenário incerto que tomou conta do Brasil fez as empresas apertarem os cintos e definirem estratégias capazes de render alguma estabilidade. Diante da oscilação do câmbio, a aposta de grande parte das operadoras foi apostar nas viagens nacionais. Esse é o caso da Visual Turismo, que este ano deve repetir o faturamento e o número de passageiros embarcados registrado em 2015.

Quem previu o resultado foi o presidente Afonso Louro. “Estamos muito próximos do que alcançamos no ano passado. Ainda falta contabilizar dezembro, mas tudo indica que o saldo irá empatar”, disse, sem revelar números exatos. “Foi um ano difícil. Nós trabalhamos muito para manter os índices e estamos satisfeitos. O principal fator que contribuiu para isso foi o doméstico. Temos uma força grande desse segmento, algo que nos ajudou muito”, completou.

Jhonatan Soares
Afonso Louro dirige a Visual Turismo há 30 anos
Afonso Louro dirige a Visual Turismo há 30 anos

Ao identificar o potencial do nacional, a operadora, nas palavras de Louro, deu “ênfase” à alternativa. Produtos voltados para lua de mel, idosos e ecoturismo, por exemplo, preencheram a vitrine e foram bem recebidos pelos viajantes. A estratégia, inclusive, está ajudando a Visual a lidar com outro problema. “Sofremos com a concorrência das OTAs e notamos que produtos diferenciados como esses não podem ser encontrados na internet”, comentou o presidente, citando o aumento da demanda como prova do acerto do argumento.

Dentro do Brasil, o ranking de destinos mais procurados é composto por Fortaleza, Maceió e cidades baianas como Praia do Forte, Porto Seguro e Itacaré – não necessariamente nesta ordem. Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha (PE) foram citados por Louro como destinos em ascensão.

DIRETRIZES
Na semana passada, Afonso Louro liderou uma reunião com os gestores das 12 unidades da Visual distribuídas pelo País para discutir o planejamento do próximo ano. Segundo o dirigente, a meta é aumentar a receita em torno de 10% e continuar investindo em "produtos diferenciados" dentro do Brasil. A oferta doméstica da operadora para a temporada de verão, aliás, cresceu e já apresenta um índice de venda “interessante”.

O volume de viagens internacionais da empresa, acompanhando a tendência do mercado, caiu ao longo deste ano. Quando questionado sobre os planos para o segmento, Louro foi direto. “Iremos investir no internacional à nível de colaboradores e sistemas. Nosso desejo é retomar as vendas e aumentar o share”, afirmou. Em 2015, Caribe, Europa e América do Sul foram os destinos mais buscados.

Confiança é algo que não falta ao presidente para alcançar todos esses objetivos. Louro, aliás, acaba de completar 52 anos de turismo, 30 deles à frente da Visual. “Estive em muitas crises e julguei ter passado por todas elas. Essa, no entanto, envolve a questão política, o que acaba adiando a recuperação”, avaliou. “Mesmo assim, acredito muito no potencial do Brasil. O País tem força para sair da crise e nós, da Visual, estamos apostando.”

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