Capitalizada, Agaxtur explica “governança externa”; saiba
A operadora Agaxtur foi vendida ou não? A resposta é uma só: não. A família Leone continua dona de 100% da empresa, que completou 63 anos recentemente. Mas quem acompanha a empresa mais de perto ou quem é cliente ou parceiro, sabe que muita coisa mudou de j
A operadora Agaxtur foi vendida ou não? A resposta é uma só: não. A família Leone continua dona de 100% da empresa, que completou 63 anos recentemente. Mas quem acompanha a empresa mais de perto ou quem é cliente ou parceiro, sabe que muita coisa mudou de janeiro para cá.
A resposta para esse novo momento é um projeto de reposicionamento e “remontagem” da empresa, que conta com uma governança externa dos empresários João Cox Neto, ex-Claro, e João Figueiró, ex-UAB Motors, que passam a compor o Conselho de Administração da Agaxtur, ao lado, de Aldo, CEO, Andrea, vice-presidente de Gestão, RH e SAC, e Marcelo Leone, vice-presidente financeiro.
“O mercado mudou, dos passageiros aos clientes. O papel dos players da indústria também. Somos uma empresa familiar, sólida, com tradição, mas o momento pede ousadia e inovação. Foi o que fizemos. Redesenhamos a Agaxtur, mas continuamos donos. No futuro, eles podem virar sócios? É uma decisão para daqui a alguns anos”, disse o CEO, Aldo Leone Filho.
A chegada de Magda Nassar, como vice-presidente de Produtos e Marketing, e de Rodrigo Camara (ex-Tam e Tam Viagens) como diretor financeiro e administrativo, e um novo organograma, fazem parte da nova Agaxtur. Além disso, novos front-office e back-office, fornecidos pela Trade Tech, foram implantados.
E a Agaxtur continua especialista em cruzeiros e Disney? “Somos uma operadora com excelência em vendas. Os públicos das classes AA e B- flutuam com muita tranquilidade entre nossos produtos. Em alguns momentos a Agaxtur foi mais forte em cruzeiros ou Disney, pelas circunstâncias de mercado, mas temos produtos para todos os passageiros e destinos, dentro desse perfil de cliente”, explica Magda Nassar, que entrou na empresa no meio do ano. “Temos produtos Virtuoso, pois somos membros da aliança de viagens de luxo, e também viagens para Punta Cana a preços competitivos, com nosso padrão de qualidade”, acrescenta.
A mudança de gestão, além do papel definido de diretores e vice-presidentes, também envolveu o engajamento dos funcionários, no que Leone Filho chama de ownership presence. “Queremos que todos se sintam donos, das lojas franqueadas aos vendedores”, explica. As metas de vendas, por canal, por exemplo, também mudaram, assim como a remuneração, que passou a ser sobre o resultado.
O projeto de franquias é uma prioridade (já são 15 lojas, com três já de contrato assinado), assim como o atendimento às agências de viagens, que respondem por 60% das vendas. “Não perdemos o rumo. A Magda veio agregar em nosso projeto. Os conselheiros adicionaram modernidade à gestão. Somos uma empresa hoje mais organizada, capitalizada e com foco”, diz Aldo Filho.
Além dos já citados, entre os diretores estão Renata Novaes, que abrirá a Agaxtur Chile, Débora Izzo, responsável pelas Franquias e Expansão, Jarbas Correa Júnior, vice-presidente de vendas e Incentivos, Milton Higutsi, vice de Operações e Marítimo, e Silvia Fagundes, da Trade Tech, diretora de TI.
E ainda vêm novidades por aí, como a mudança de lay-out e cores na sede na avenida Europa, em São Paulo, e na logomarca, e novas formas de engajamento com as agências de viagens. “Nosso DNA, de atendimento, respeito ao cliente, inovação e honestidade e seriedade continuam. Mas com novo formato e estrutura, preparados para o novo momento do mundo e da indústria de Viagens e Turismo”, finaliza Aldo Leone Filho.