Aviesp aconselha agências sobre caso Adventure Travel
A Aviesp enviou comunicado sobre como lidar com casos de insolvência e quebra de fornecedores pelo fato de diversas agências de viagens dizerem que não conseguem contato com Adventure Travel Tour, que deixou ontem o quadro de associados da Braztoa.
A Aviesp enviou hoje comunicado sobre como lidar com casos de insolvência e quebra de fornecedores pelo fato de diversas agências de viagens dizerem que não conseguem contato com Adventure Travel Tour, que deixou ontem (quarta-feira, dia 16) o quadro de associados da Braztoa.
No documento, a Aviesp afirma que a operadora “possivelmente apresenta sérios problemas financeiros”, e que, em contato com suas filiais e representantes listadas em seu endereço virtual, os contatos da matriz não atendem; nas filiais de Maringá e Cascavel, ambas no Paraná, atendem como uma outra agência e que nunca tiveram relacionamento com a operadora; na representação em Vitória, o responsável diz não representá-los há mais de ano; e que agências associadas já comprovam situações de fornecedores não quitados por serviços já adquiridos.
Confira abaixo alguns conselhos da entidade sobre a situação:
1 – inicial e imediatamente faça a conferência com todos os fornecedores envolvidos e intermediados pela Adventure Travel, para a averiguação se os mesmos estão com os serviços solicitados quitados;
2 – o mesmo deve ser feito com as transportadoras terrestres e aéreas envolvidas, com conferência de números de e-tkts e status das reservas;
3 – com tais dados levantados, para os casos em que houver imprecisão e dúvidas acerca das confirmações e quitações, segue o conselho de se realizar preservação de direitos, o que pode ser realizado junto à autoridade policial com Registro de Boletim de Ocorrência competente para isso, consideradas todas as informações que estão sendo averiguadas;
4 – tais procedimentos são importantes para justificarem e fazerem provas para que seus clientes tenham documentos para possíveis atos de:
- apresentações de recusas junto aos cartões de crédito utilizados para as compras;
- solicitações de sustação de cheques junto às instituições bancárias (não devendo estas serem apresentadas como desacordo comercial, mas sim como quadros de possíveis fraudes ou atos ilícitos e ou criminosos - para tanto sendo úteis e necessários os registros junto às autoridades policiais);
- anulação de títulos como duplicatas e respectivos boletos bancários, considerado o evidente descumprimento contratual que se seguirá;
5 – verificarem como estarão as datas, enquanto disponibilidades e tarifas junto a outros fornecedores para os destinos e datas dos clientes, em primeiro momento como medida de prevenção.
A Aviesp afirma que acompanhará o caso, averiguando a veracidade de todas as informações, bem como, já se aproximando das outras entidades representativas das operadoras, pleiteando por condutas colaborativas e parceiras, como ocorrido em outros casos recentes. “Estaremos ao inteiro dispor, com todos nossos departamentos, inclusive o jurídico, para prestar o auxílio necessário”, diz no comunicado.
Ontem a Adventure Travel deixou a Braztoa, por meio de uma carta, mas a entidade disse que não pergunta aos associados o motivo da desfiliação.
No documento, a Aviesp afirma que a operadora “possivelmente apresenta sérios problemas financeiros”, e que, em contato com suas filiais e representantes listadas em seu endereço virtual, os contatos da matriz não atendem; nas filiais de Maringá e Cascavel, ambas no Paraná, atendem como uma outra agência e que nunca tiveram relacionamento com a operadora; na representação em Vitória, o responsável diz não representá-los há mais de ano; e que agências associadas já comprovam situações de fornecedores não quitados por serviços já adquiridos.
Confira abaixo alguns conselhos da entidade sobre a situação:
1 – inicial e imediatamente faça a conferência com todos os fornecedores envolvidos e intermediados pela Adventure Travel, para a averiguação se os mesmos estão com os serviços solicitados quitados;
2 – o mesmo deve ser feito com as transportadoras terrestres e aéreas envolvidas, com conferência de números de e-tkts e status das reservas;
3 – com tais dados levantados, para os casos em que houver imprecisão e dúvidas acerca das confirmações e quitações, segue o conselho de se realizar preservação de direitos, o que pode ser realizado junto à autoridade policial com Registro de Boletim de Ocorrência competente para isso, consideradas todas as informações que estão sendo averiguadas;
4 – tais procedimentos são importantes para justificarem e fazerem provas para que seus clientes tenham documentos para possíveis atos de:
- apresentações de recusas junto aos cartões de crédito utilizados para as compras;
- solicitações de sustação de cheques junto às instituições bancárias (não devendo estas serem apresentadas como desacordo comercial, mas sim como quadros de possíveis fraudes ou atos ilícitos e ou criminosos - para tanto sendo úteis e necessários os registros junto às autoridades policiais);
- anulação de títulos como duplicatas e respectivos boletos bancários, considerado o evidente descumprimento contratual que se seguirá;
5 – verificarem como estarão as datas, enquanto disponibilidades e tarifas junto a outros fornecedores para os destinos e datas dos clientes, em primeiro momento como medida de prevenção.
A Aviesp afirma que acompanhará o caso, averiguando a veracidade de todas as informações, bem como, já se aproximando das outras entidades representativas das operadoras, pleiteando por condutas colaborativas e parceiras, como ocorrido em outros casos recentes. “Estaremos ao inteiro dispor, com todos nossos departamentos, inclusive o jurídico, para prestar o auxílio necessário”, diz no comunicado.
Ontem a Adventure Travel deixou a Braztoa, por meio de uma carta, mas a entidade disse que não pergunta aos associados o motivo da desfiliação.