Gol alcança Tam entre marcas aéreas mais lembradas
De acordo com a pesquisa Datafolha, Tam e Gol foram citadas por 29% e 27% dos entrevistados, respectivamente — o que configura um empate técnico, visto a margem de erro.
Tradicional prêmio de lembrança de marca brasileiro, o 27º Folha Top of Mind, organizado pela Folha de S.Paulo, pela primeira vez trouxe duas companhias aéreas como as mais lembradas pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa Datafolha, Tam e Gol foram citadas por 29% e 27% dos entrevistados, respectivamente — o que configura um empate técnico, considerando a margem de erro. Em relação à consciência de marca (awareness), as duas permanecem tecnicamente juntas, porém com uma pequena diferença: a Gol obteve 50% e a Tam, 48%.
Relativamente jovem no mercado, tendo apenas 16 anos, a Gol foi premiada pela primeira vez no ranqueamento. No ano passado, aliás, a aérea já havia conquistado a segunda colocação — atrás da Tam. E a explicação para a ascensão, segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia, Eduardo Bernardes, são as suas tarifas econômicas e serviços diferenciados, conquistando até mesmo os viajantes com ganhos superiores a dez salários mínimos.
"Manter o menor custo da indústria é a nossa essência. Mas a Gol mudou, acrescentamos novos serviços e soluções. Não somos mais o 'ônibus do céu', como falavam no início", explica Bernardes a Folha de S.Paulo.
Por outro lado, destacada pelo público das classes A e B (35%) e com ensino superior (36%), a Tam está na liderança do Top of Minds desde 2008, quando ultrapassou a extinta Varig. Embora tenha mudado o nome da marca para Latam, a sua antiga nomenclatura é a que ainda se mantém viva para os consumidores brasileiros — vale destacar que o nome atual, todavia, foi lembrado apenas por 2% dos entrevistados.
A fusão com a companhia chilena Lan ainda é recente e, segundo o diretor-executivo da Latam Brasil, Jerome Cadier, em breve a nova nomenclatura se popularizará. "Até o final deste ano, 100% dos aeroportos em que operamos no Brasil apresentarão a nova identidade visual. Com isso, a marca passará a ter uma presença ainda mais consistente”, destaca.
É importante ressaltar que, além do Datafolha, a liderança das duas companhias também foi apontada em janeiro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo que a Gol obteve 36% da preferência, seguida pela Latam, com 34,7%.
CVC SEGUE INTOCADA
Pelo sexto ano consecutivo, a CVC lidera o Top of Minds entre agências de viagens. Na edição deste ano, a marca foi lembrada por 18% dos entrevistados, seguida pela Tam Viagens, com 9% das lembranças. A Folha de S.Paulo destaca, porém, que um terço dos entrevistados, o que representa cerca de 37%, não souberam apontar uma marca.
Relativamente jovem no mercado, tendo apenas 16 anos, a Gol foi premiada pela primeira vez no ranqueamento. No ano passado, aliás, a aérea já havia conquistado a segunda colocação — atrás da Tam. E a explicação para a ascensão, segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia, Eduardo Bernardes, são as suas tarifas econômicas e serviços diferenciados, conquistando até mesmo os viajantes com ganhos superiores a dez salários mínimos.
"Manter o menor custo da indústria é a nossa essência. Mas a Gol mudou, acrescentamos novos serviços e soluções. Não somos mais o 'ônibus do céu', como falavam no início", explica Bernardes a Folha de S.Paulo.
Por outro lado, destacada pelo público das classes A e B (35%) e com ensino superior (36%), a Tam está na liderança do Top of Minds desde 2008, quando ultrapassou a extinta Varig. Embora tenha mudado o nome da marca para Latam, a sua antiga nomenclatura é a que ainda se mantém viva para os consumidores brasileiros — vale destacar que o nome atual, todavia, foi lembrado apenas por 2% dos entrevistados.
A fusão com a companhia chilena Lan ainda é recente e, segundo o diretor-executivo da Latam Brasil, Jerome Cadier, em breve a nova nomenclatura se popularizará. "Até o final deste ano, 100% dos aeroportos em que operamos no Brasil apresentarão a nova identidade visual. Com isso, a marca passará a ter uma presença ainda mais consistente”, destaca.
É importante ressaltar que, além do Datafolha, a liderança das duas companhias também foi apontada em janeiro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo que a Gol obteve 36% da preferência, seguida pela Latam, com 34,7%.
CVC SEGUE INTOCADA
Pelo sexto ano consecutivo, a CVC lidera o Top of Minds entre agências de viagens. Na edição deste ano, a marca foi lembrada por 18% dos entrevistados, seguida pela Tam Viagens, com 9% das lembranças. A Folha de S.Paulo destaca, porém, que um terço dos entrevistados, o que representa cerca de 37%, não souberam apontar uma marca.
*Fonte: Folha de S.Paulo