Camarote no Morumbi: agentes têm 10% em jogos e shows
Com show marcado do U2 a venda em seu camarote, a agência Passaporte FC, oficial do São Paulo Futebol Clube, foca na experiência do torcedor, seja em jogos no exterior, shows no Morumbi ou até algo mais incomum, como um amistoso com seus ídolos
"Atrair torcedores com experiências, não apenas com jogos”. Essa é a conclusão de Rogério Botasso após sete anos como diretor geral da Passaporte FC, agência e operadora que trabalha com produtos voltados exclusivamente para torcedores e fanáticos do São Paulo Futebol Clube.
São-paulino, Botasso carrega uma trajetória na indústria turística de mais de 30 anos, mas em uma área alheia ao futebol. “Iniciei em 1985, com a Freeway Viagens. De lá até 2009, fiquei exclusivamente no ecoturismo”, explicou o executivo.
Em 2010, surgiu a ideia de formar uma parceria com o tricolor paulista, seu time de coração, para criar pacotes e comercializar os jogos para torcedores, porém com uma experiência diferente, maior comodidade e segurança para os clientes. Com o “sim” da equipe paulista, nasceu o Passaporte FC, desde então a agência oficial do clube.
“Em princípio o objetivo era levar os torcedores onde quer que o time jogasse, seja dentro do Brasil, seja no Exterior, com pacotes que incluíssem toda a logística para assistir às partidas com conforto e sem preocupação”, conta Botasso. “Trazer torcedores para o Morumbi, tanto daqui quanto de outros lugares do País, era outro foco, facilitando a vida de quem não conhecia bem a cidade mas que queria acompanhar o time no estádio.”
Tanto agência quanto operadora, a Passaporte FC vende para o consumidor final em seu site, e libera ainda a venda comissionada em agências de viagens, que levam 10% de comissão sobre o valor total.
EXPERIÊNCIA
Conforme o negócio foi crescendo, Botasso se voltou para algo que vem sendo reforçado como tendência no Turismo em geral: a experiência do consumidor. “Começamos com o Morumbi Tour, em 2011, que leva o torcedor para todos os lugares em que jogador passa, como vestiário, sala de imprensa e até aocampo, além de mostrar a sala dos troféus da equipe, onde ele pode lembrar todas as suas conquistas”, conta o são-paulino.
Desde então, uma série de produtos foram lançados voltados para a experiência do cliente, como um cruzeiro em homenagem aos 20 anos do primeiro mundial do clube; o Batismo Tricolor, onde a criança é batizada oficialmente como são-paulina no próprio campo do Morumbi; e até o Vou Jogar no Morumbi, criado em 2015, em que os torcedores jogam um amistoso no campo do estádio com ídolos da equipe. “Já participaram craques como Raí, Lugano e até Rogério Ceni, o que é inesquecível para um torcedor do clube”, recorda Botasso.
“Tínhamos uma ideia voltada para negócios quando fundamos a empresa. Sermos uma agência comum que vende pacotes, porém, não seria relevante; já sendo uma empresa voltada a produtos específicos do SPFC, com diferentes experiências para o torcedor, é muito mais pontual e forte”, acredita o empresário, que resume: “Hoje a experiência no Turismo é o mais forte, e inclusive representa 95% das atividades do Passaporte FC”.
Um exemplo são as viagens para jogos no Exterior, que incluem outras experiências além do jogo em si. “Além da logística em geral, como aéreo, acomodação e transporte, buscamos introduzir o torcedor no destino em que se encontra, com passeios que envolvem a cultura e gastronomia local, além de passeio dentro de estádios da cidade, quando possível”, pontuou.
MOMENTO DO TIME INFLUENCIA?
Segundo Botasso, sim. “Nós, torcedores, sabemos que tem tudo a ver com momento do time. Se o time está bem, o volume é maior, as pessoas querem acompanhar de perto o clube e conviver com o time no momento de vitórias”, conta. “Já em um momento de crise no futebol, como agora, é normal a movimentação diminuir”, lamentou.
CAMAROTE, SHOWS E EVENTOS
“Como em todos os nossos produtos, em nosso camarote priorizamos a experiência”, afirma Botasso, acrescentando que o espaço fica disponível tanto em jogos quanto nos shows que acontecem no Morumbi.
O serviço começa já no transporte, com ônibus e guias marcados para sair sempre do Hotel Transamérica International Plaza, da Alameda Santos. “Dá mais conforto para consumidores de fora de São Paulo, por exemplo, que têm receio de vir para a cidade por não ter onde parar o carro. É bom também para o agente de viagens, que não está vendendo apenas o show, mas todo o produto, tirando a dificuldade da logística do consumidor”, explica.
Já no próprio camarote, além do conforto de um ambiente mais privativo e uma vista privilegiada para os eventos no estádio, Botasso ressalta a presença de um restaurante japonês e o open bar com uma série de bebidas, tanto normais quanto alcoólicas.
“Além disso, disponibilizamos também o espaço para empresas utilizarem em seus eventos, como palestras, seminários e reuniões, seja voltado para o futebol ou não”, complementou o diretor geral da empresa.
E o próximo evento já tem data marcada: o U2 faz dois shows em outubro no Morumbi, e os pacotes para assistir no camarote do Passaporte FC já estão disponíveis no site da empresa.
Mais informações: www.passaportefc.com.br ou (11) 3739-5222.
São-paulino, Botasso carrega uma trajetória na indústria turística de mais de 30 anos, mas em uma área alheia ao futebol. “Iniciei em 1985, com a Freeway Viagens. De lá até 2009, fiquei exclusivamente no ecoturismo”, explicou o executivo.
Em 2010, surgiu a ideia de formar uma parceria com o tricolor paulista, seu time de coração, para criar pacotes e comercializar os jogos para torcedores, porém com uma experiência diferente, maior comodidade e segurança para os clientes. Com o “sim” da equipe paulista, nasceu o Passaporte FC, desde então a agência oficial do clube.
“Em princípio o objetivo era levar os torcedores onde quer que o time jogasse, seja dentro do Brasil, seja no Exterior, com pacotes que incluíssem toda a logística para assistir às partidas com conforto e sem preocupação”, conta Botasso. “Trazer torcedores para o Morumbi, tanto daqui quanto de outros lugares do País, era outro foco, facilitando a vida de quem não conhecia bem a cidade mas que queria acompanhar o time no estádio.”
Tanto agência quanto operadora, a Passaporte FC vende para o consumidor final em seu site, e libera ainda a venda comissionada em agências de viagens, que levam 10% de comissão sobre o valor total.
EXPERIÊNCIA
Conforme o negócio foi crescendo, Botasso se voltou para algo que vem sendo reforçado como tendência no Turismo em geral: a experiência do consumidor. “Começamos com o Morumbi Tour, em 2011, que leva o torcedor para todos os lugares em que jogador passa, como vestiário, sala de imprensa e até aocampo, além de mostrar a sala dos troféus da equipe, onde ele pode lembrar todas as suas conquistas”, conta o são-paulino.
Desde então, uma série de produtos foram lançados voltados para a experiência do cliente, como um cruzeiro em homenagem aos 20 anos do primeiro mundial do clube; o Batismo Tricolor, onde a criança é batizada oficialmente como são-paulina no próprio campo do Morumbi; e até o Vou Jogar no Morumbi, criado em 2015, em que os torcedores jogam um amistoso no campo do estádio com ídolos da equipe. “Já participaram craques como Raí, Lugano e até Rogério Ceni, o que é inesquecível para um torcedor do clube”, recorda Botasso.
“Tínhamos uma ideia voltada para negócios quando fundamos a empresa. Sermos uma agência comum que vende pacotes, porém, não seria relevante; já sendo uma empresa voltada a produtos específicos do SPFC, com diferentes experiências para o torcedor, é muito mais pontual e forte”, acredita o empresário, que resume: “Hoje a experiência no Turismo é o mais forte, e inclusive representa 95% das atividades do Passaporte FC”.
Um exemplo são as viagens para jogos no Exterior, que incluem outras experiências além do jogo em si. “Além da logística em geral, como aéreo, acomodação e transporte, buscamos introduzir o torcedor no destino em que se encontra, com passeios que envolvem a cultura e gastronomia local, além de passeio dentro de estádios da cidade, quando possível”, pontuou.
MOMENTO DO TIME INFLUENCIA?
Segundo Botasso, sim. “Nós, torcedores, sabemos que tem tudo a ver com momento do time. Se o time está bem, o volume é maior, as pessoas querem acompanhar de perto o clube e conviver com o time no momento de vitórias”, conta. “Já em um momento de crise no futebol, como agora, é normal a movimentação diminuir”, lamentou.
CAMAROTE, SHOWS E EVENTOS
“Como em todos os nossos produtos, em nosso camarote priorizamos a experiência”, afirma Botasso, acrescentando que o espaço fica disponível tanto em jogos quanto nos shows que acontecem no Morumbi.
O serviço começa já no transporte, com ônibus e guias marcados para sair sempre do Hotel Transamérica International Plaza, da Alameda Santos. “Dá mais conforto para consumidores de fora de São Paulo, por exemplo, que têm receio de vir para a cidade por não ter onde parar o carro. É bom também para o agente de viagens, que não está vendendo apenas o show, mas todo o produto, tirando a dificuldade da logística do consumidor”, explica.
Já no próprio camarote, além do conforto de um ambiente mais privativo e uma vista privilegiada para os eventos no estádio, Botasso ressalta a presença de um restaurante japonês e o open bar com uma série de bebidas, tanto normais quanto alcoólicas.
“Além disso, disponibilizamos também o espaço para empresas utilizarem em seus eventos, como palestras, seminários e reuniões, seja voltado para o futebol ou não”, complementou o diretor geral da empresa.
E o próximo evento já tem data marcada: o U2 faz dois shows em outubro no Morumbi, e os pacotes para assistir no camarote do Passaporte FC já estão disponíveis no site da empresa.
Mais informações: www.passaportefc.com.br ou (11) 3739-5222.