Karina Cedeño   |   03/10/2016 17:25

3 lições para um líder observar na economia colaborativa

Curiosidade e resiliência são características fundamentais para que os funcionários de uma empresa enfrentem mudanças no trabalho e continuem trabalhando, mas não cabe só a eles criar um ambiente propício para que isso aconteça. É



Curiosidade e resiliência são características fundamentais para que os funcionários de uma empresa enfrentem mudanças no trabalho e sigam em frente. Mas não cabe só a eles criar um ambiente propício para que isso aconteça. Na transição para uma economia colaborativa, ou mesmo para tirar lições desse modelo para uma empresa tradicional é papel do líder observar o cotidiano da empresa e propiciar as condições certas para que tais comportamentos ocorram. Confira a seguir três aspectos que um bom líder não pode deixar de observar em economias colaborativas, segundo artigo no portal da revista Forbes:

É preciso aguçar a curiosidade
Aguçar a curiosidade de seus colaboradores pode estimulá-los a buscar sempre mais conhecimentos. Prova disso foi o estudo realizado pelo professor de economia e psicologia da Carnegie Mellon University, George Loewenstein. Diante de dois grupos de pessoas, ele realizou experimentos diferentes: cada pessoa do primeiro grupo foi colocada diante de um computador cuja tela estava segmentada em 50 partes. Por trás de cada uma delas havia a imagem de um animal diferente, e depois de um tempo as pessoas pararam de clicar por já saber o que esperar.

Já as pessoas do segundo grupo foram colocadas diante de uma tela com 50 quadrados, sendo que por trás de todos eles havia a imagem do mesmo animal. Porém, isso instigou a curiosidade das pessoas, que pararam para clicar em todos os quadrados para ver se em algum deles aparecia uma imagem diferente.

Conhecimento não é poder
Em um mundo onde quase todas as pessoas estão conectadas e as informações estão aos montes na internet, acumular informações não significa deter poder. Pode significar, muitas vezes, estar sobrecarregado de dados, e nada melhor nessas horas do que compartilhar e dividir o que aprendeu com seus colegas de trabalho, evitando tarefas duplicadas e reduzindo custos operacionais.

Saber trabalhar em equipe
O trabalho só fica completo por meio dos relacionamentos profissionais, e é por meio deles que o líder pode criar um ambiente psicologicamente favorável para que os funcionários compartilhem seus ideias.


*Fonte: Forbes

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