Fernanda Cordeiro   |   04/07/2016 10:18

Nove dicas para se destacar na entrevista de emprego

Falar com clareza e não demonstrar nervosismo pode te ajudar na hora da entrevista


Shutterstock
A entrevista representa um momento de tensão na vida de muitos candidatos. No entanto, mesmo com a possibilidade de ser um momento aterrorizante, é o caminho para conseguir um novo emprego. Apenas um deslize pode significar a perda da vaga.

Algumas atitudes na hora da entrevista podem te colocar como o primeiro na fila de contratações. Confira algumas dicas para se dar bem.

1- TENHA UM DISCURSO COERENTE
Na hora da entrevista é ideal ter um discurso claro, objetivo e coerente. Antes de entrar na sala do entrevistador, repense todas as razões que fazem você querer a vaga e. Quanto mais coerente e clara for sua fala, mais fácil será para o recrutador entender seu ponto de vista.

2- EXPERIÊNCIAS
A maioria dos cargos exige experiência prévia em funções semelhantes. Por isso, é importante ter em mente na hora da entrevista as antigas funções exercidas e os resultados obtidos na empresa anterior. Não faça isso para se gabar, mas para mostrar que você pode agregar e ajudar nos resultados da nova empresa.

3- IMAGEM DOS EMPREGADORES
Falar mal dos antigos chefes ou donos da empresa é mal visto pelos recrutadores. Por mais que tenha havido problemas - você pode até estar certo-, essa não é a melhor atitude e dificilmente vai garantir seu emprego.

Shutterstock

4- EMPATIA
Pesquise tudo e mais um pouco sobre a empresa antes da entrevista. Quanto mais informações você tiver, melhor. Suas chances de estreitar uma relação de empatia com o entrevistador aumenta e, além disso, ampliam a comunicação e mostram seu interesse pela empresa.

5- EQUILÍBRIO
Ansiedade e nervosismo podem atrapalhar o seu desempenho na hora da entrevista. Tente se manter calmo e mostrar equilíbrio nesse momento. Respire fundo, entre na sala e não deixe a ansiedade tomar conta de você.

6- SEM TANTAS PERGUNTAS
É normal perguntar para o entrevistador, seja por interesse na vaga ou apenas curiosidade. Há uma diferença entre estar interessado na vaga e ser questionador. Além disso, esse excesso pode dar a impressão de várias restrições de sua parte.
Shutterstock
7- SEGURANÇA
É importante o entrevistar sentir seu interesse na vaga desde o começo. O aperto mão seguro e o simples ato de não desviar os olhos durante a conversa contam como pontos positivos. Para se sair bem, é importante estar seguro e confiante do seu potencial.

8- TENHA CERTEZA DO QUE VOCÊ QUER
Caso você vá a entrevistas apenas para conseguir uma contra proposta na empresa atual é melhor repensar essa atitude. Agindo dessa maneira, você provavelmente está fechando as portas na nova companhia e estremecendo o relacionamento com atual empresa.

9- APENAS A VERDADE
A pior postura em uma entrevista ou até mesmo no currículo é mentir. Apenas uma informação inverídica e o recrutador pode pensar que as outras também são. Ele pode checar as informações para saber se são verdadeiras ou não.


*Fonte: Você S/A

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados