Franquias crescem e prometem segurança para crise
A 25ª edição da ABF Franschising Expo começou ontem (15) na capital paulista para discutir o setor de franquias. A abertura do evento apresentou os resultados do franschising ao longo do ano passado. Resultados que firmam o ramo como uma espécie de fortaleza em mome
A 25ª edição da ABF Franschising Expo começou ontem (15) na capital paulista para discutir o setor de franquias. A abertura do evento apresentou os resultados do franschising ao longo do ano passado. Resultados que firmam o ramo como uma espécie de fortaleza em momentos de crise.
Em 2015, as franquias faturaram R$ 139 bilhões, um crescimento de 8,3% em comparação ao ano anterior. O primeiro trimestre de 2016 registrou um aumento de 7,6%, se levarmos em consideração o mesmo intervalo de 2015. Fatores como o aumento de custos, a retração do mercado consumidor e a escassez de crédito chegaram a impactar o setor durante o trimestre, mas os empreendedores reagiram e conseguiram preservar o faturamento. É importante lembrar que os resultados da ABF não consideram o efeito da inflação, pois o índice altera conforme as modalidades do franchising.
Os números levaram a ABF a defender o setor como uma alternativa para empreender em momentos de instabilidade política e financeira. “Esses números mostram a relevância que esse setor possui. O franchising é uma fortaleza para momentos tanto de crise quanto sem crise”, afirmou o presidente do conselho de associados da entidade, Artur Grynbaum. “É uma opção segura, conhecida, fácil e ágil de empreender, por meio do compartilhamento de um sonho”, justificou.
A ABF espera reunir 120 franqueados durante o evento a fim de promover a troca de experiências. Franqueados de países como Japão,Arábia Saudita, Paraguai e Costa Rica também deve desembarcar em São Paulo para de bater o setor com brasileiros.
A ABF Franschising Expo segue até o próximo sábado(18) no Expo Center Norte. Para mais informações, clique aqui.