Estudo dos EUA mostra que trabalhar em pé rende mais
Com duração de seis meses funcionários com mesas ajustáveis renderam 46% mais
É quase impossível dizer desde quando vem essa organização das empresas de que todos têm que ficar sentados de frente para seus computadores por pelo menos oito horas por dia. No entanto, uma pesquisa feita por uma universidade do Texas (Estados Unidos), mostrou que os funcionários que trabalham em pé produzem mais que os que passam o dia todo sentado.
Para isso foram criadas as stand-up desks, mesas ajustáveis permitem que o funcionário trabalhe tanto em pé quanto sentado. O modelo vem ganhando popularidade nos últimos anos em escritórios americanos e pode ser a nova moda corporativa.
Diferentemente de estudos anteriores que se concentravam em descobrir apenas em como essas mesas ajudariam a aumentar o conforto e saúde dos trabalhadores, uma pesquisa recente revela que os funcionários de um central de atendimento que trabalhavam com mesas ajustáveis eram 46% mais produtivos dos que os que apenas trabalhavam sentados. O estudo foi feito também com os funcionários novos que tinham pouco tempo de experiência no emprego.
O levantamento foi feito com 167 empregados, que foram divididos em dois grupos: um com assentos tradicionais e outro com as mesas ajustáveis. A produtividade foi medida pelo número de interações com clientes durante o dia. O aumento da produtividade foi atribuído ao fato da maioria dos empregados se sentirem mais confortáveis fisicamente. A avaliação positiva chegou a 75%.
O resultado da pesquisa - que durou seis meses - é compatível com estudos anteriores que mostram que as meses ajustáveis oferecem mais benefícios aos usuários, como ajudar a queimar calorias, melhora na concentração e desenvolvimento de outras faculdades mentais.
*Fonte: The Wall Street Journal