Fernanda Cordeiro   |   30/05/2016 11:04

Veja 10 dicas para vender mais nas redes sociais

Planejamento, conhecer o público e maior engajamento pode ajudar 

Rawpixel/Shutterstock
Como vender mais mesmo sem verba para divulgação? Essa é a dúvida de muitos empreendedores que querem aumentar o lucro e ainda não tem como investir pesado na divulgação.

Atualmente, as redes sociais podem ser consideradas uma das principais formas de divulgação das empresas, que usam desde o Facebook até o Instagram como formas de marcar presença e até mesmo usá-las para vender mais. No entanto, muitas dessas empresas usam dinheiro para aumentar o alcance e até mesmo ter mais “fãs” na página. Se você não tem dinheiro para investir nesse momento, não se preocupe e veja como divulgar seu produto e serviços.

Conhecer o público que compra o seu produto é essencial. É muito importante saber coisas como preferências, região em que vive e até mesmo conhecer um pouco do comportamento dos clientes. Informações assim ajudam a produzir conteúdos que serão mais vistos e apreciados.

É sempre importante saber qual o seu objetivo com o uso das redes sociais. Vender mais? Tornar a marca conhecida? Promover promoções? Tudo isso precisa ser questionado antes de começar a usar as redes sociais.

As páginas de empresas concorrentes é mais conhecida que a sua? Use-a como inspiração. Afinal se vocês vendem o mesmo produto, o público tende a ser o mesmo. O tema das postagens, linguagem e até mesmo os horários podem ajudá-lo a criar sua própria identidade visual.

É importante ter um planejamento de postagens. Decida primeiro a quantidade de publicações que serão feitas na página diariamente. Depois decida o que será postado em cada dia. Por exemplo, na segunda-feira será a foto de um produto, na terça-feira uma curiosidade e assim vai.

Uma vez que a empresa entrou nas redes sociais e começou a alimentar a página é importante que continue sempre nesse ritmo. Diminuir as postagens ou parar de postar pode ser ruim para a imagem da empresa.

As redes sociais são ambientes de conversa. Use esse espaço para estreitar a relação com o cliente. É sempre importante responder os questionamento deles, e sempre de forma cordial, mesmo que seja algo negativo. A falta de resposta pode dar a impressão de que a empresa não se importa com o seu consumidor.

Todos que tem uma página no Facebook, por exemplo, recebem uma espécie de relatório sobre o andamento da página. Checar quais postagens se saíram melhor e os horários de mais acesso é bom para melhorar os resultados.

O engajamento de outras pessoas - que não curtem a sua página - é um dos principais serviços que as redes sociais oferecem e isso vale ouro. Promoções, concursos, vídeos virais podem ser uma ideia para atrair novas pessoas e possíveis compradores.

Caso sobre algum dinheiro, use-o em posts estratégicos e tenham ido bem e que podem aumentar as suas chances de venda. A ideia é usar essa campanha para atrair mais público e aumentar o engajamento com a marca.

Hoje em dia, uma empresa que tem apenas o Facebook é pouco. As companhias estão investindo em várias redes sociais, desde o YouTube até o Snapchat que é o novo queridinho do momento. Quanto mais locais de interação com o público mais audiência sua empresa terá.


*Fonte: Exame

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