Técnica ajuda a administrar o tempo e cumprir prazos
Criada no fim de 1980 a estratégia só foi divulgada em 1992
Uma das dificuldades que muitas pessoas enfrentam hoje em dia no trabalho é como gerenciar seu tempo e conseguir fazer tudo o que lhe foi designado. É tanta distração que, quando chega no fim do dia, a quantidade de tarefas para fazer pode superar a feitas.
Esse problema, porém, pode ser resolvido com uma técnica chamada Pomodoro, desenvolvida nos final da década de 1980 por um universitário italiano que buscava aumentar a sua produtividade nos estudos. O método é simples e ajuda a gerenciar as horas de trabalho. Confira.
O criador da técnica usou um timer de cozinha para organizar as tarefas. O objeto tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano) e contava 25 minutos. No final desse prazo, o aparelho emitia um forte barulho. Durante os 25 minutos, a ideia era que o estudante se concentrasse em suas tarefas sem nenhuma interrupção. A estratégia de gerenciamento do tempo só foi divulgada em 1992, quando comprovada a eficácia. Hoje em dia existem alguns sites e aplicativos que fazem o trabalho do timer, como o Tomato Timer e o Focus Keeper (disponível para smartphone).
COMO FUNCIONA
RESULTADOS
Um dos objetivos da técnica é aumentar o foco e a concentração nas tarefas, evitando, assim, distrações e desperdício de tempo. Além disso, anotando as tarefas no papel é possível estabelecer metas para cada dia de trabalho. A estratégia ajuda os usuários também a entender quanto tempo gastam para realizar cada tipo de tarefa e saber o que os distraem no ambiente de trabalho.
Esse problema, porém, pode ser resolvido com uma técnica chamada Pomodoro, desenvolvida nos final da década de 1980 por um universitário italiano que buscava aumentar a sua produtividade nos estudos. O método é simples e ajuda a gerenciar as horas de trabalho. Confira.
O criador da técnica usou um timer de cozinha para organizar as tarefas. O objeto tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano) e contava 25 minutos. No final desse prazo, o aparelho emitia um forte barulho. Durante os 25 minutos, a ideia era que o estudante se concentrasse em suas tarefas sem nenhuma interrupção. A estratégia de gerenciamento do tempo só foi divulgada em 1992, quando comprovada a eficácia. Hoje em dia existem alguns sites e aplicativos que fazem o trabalho do timer, como o Tomato Timer e o Focus Keeper (disponível para smartphone).
COMO FUNCIONA
RESULTADOS
Um dos objetivos da técnica é aumentar o foco e a concentração nas tarefas, evitando, assim, distrações e desperdício de tempo. Além disso, anotando as tarefas no papel é possível estabelecer metas para cada dia de trabalho. A estratégia ajuda os usuários também a entender quanto tempo gastam para realizar cada tipo de tarefa e saber o que os distraem no ambiente de trabalho.
*Fonte: Na Prática