Diego Verticchio   |   01/04/2016 15:05

Pesquisa revela comportamento em viagens de trabalho

De acordo com o estudo, 62% dos viajantes de negócios confirmaram que os erros de etiqueta afetam o objetivo final das empresas

Segundo uma pesquisa publicada hoje pela da Booking.com revela que a falta do entendimento, quando se trata de boas maneiras nos negócios, tem impactado a reputação das empresas. De acordo com o estudo, 62% dos viajantes de negócios confirmaram que os erros de etiqueta afetam o objetivo final das empresas.

O estudo conduzido pela Booking.com pesquisou mais de 4.500 viajantes de negócios em oito países sobre sua atitude em relação à etiqueta empresarial. A pesquisa descobriu que um terço (32%) dos viajantes de negócios admitem ter cometido gafes culturais em viagens internacionais e metade (49%) está preocupada se irá, mesmo que inconscientemente, ofender um cliente ou associado de negócios. Quase metade (45%) dos viajantes de negócios tem testemunhado um colega ou parceiro de trabalho de outros países cometer um deslize cultural.

ETIQUETA É COISA SÉRIA
Os viajantes de negócios estão cientes da importância de boas maneiras, com 83% dizendo que é importante conhecer as normas culturais quando está viajando a negócios para um outro país. Três a cada quatro viajantes de negócios (73%) afirmam pesquisar sobre o lugar para onde estão indo para entender melhor sobre as etiquetas - o que nem sempre impede que eles cometam enganos.

Enquanto metade dos viajantes globais de negócios está atenta para que, mesmo inadvertidamente, não ofenda o cliente ou um associado de negócios, os viajantes de negócios espanhóis estão mais preocupados em não fazer isso (62%), enquanto os viajantes de negócios japoneses são os menos preocupados (30%).

COMA, BEBA E FIQUE ATENTO ÀS CONVERSAS CASUAIS
Embora a comida possa ser um dos grandes prazeres da vida, a ideia de compartilhar o pão com os colegas ou parceiros de negócios pode ser uma preocupação para muitos viajantes de negócios. Um em cada quatro dos entrevistados está preocupado sobre ter de comer com pessoas que não conhece muito bem ou ir a restaurantes que não atendam às suas necessidades alimentares. Um em cada três está preocupado sobre ser servido muito álcool (30%) e uma proporção semelhante (32%) está preocupada sobre como conversar casualmente com clientes/ parceiros de negócios que não conhecem muito bem.

TELEFONE CELULAR
Quando se trata do que as pessoas pensam ser as maiores gafes de etiqueta empresarial, quase metade (46%) dos entrevistados considera estar no dispositivo móvel durante um encontro ser o mais ofensivo. Mais da metade dos viajantes de negócios britânicos (57%) e americanos (55%) é mais propensa a dizer que estar no celular é inaceitável, enquanto os viajantes de negócios japoneses são menos incomodados por esse "erro" (30%).

PEDIR DESCULPAS
O que você faria se inconscientemente (ou conscientemente) tivesse ofendido um parceiro de negócios estrangeiro? Sete em cada dez viajantes de negócios japoneses (69%) sugerem lidar com a questão imediatamente e pedir desculpas na hora, contra apenas 37% dos viajantes de negócios italianos. Um quarto dos viajantes de negócios italianos (26%) - país mais pesquisado - diz que tentaria fazer uma piada sobre o assunto para desfazer a situação.

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