Pesquisa: o que significa fazer uma viagem sustentável?
O que significa fazer uma “viagem sustentável”? A Booking.com obteve essa resposta por meio do seu mais recente Relatório Global de Viagens Sustentáveis, que revelou opiniões de viajantes sobre temas como acomodações sustentáveis e o que o futuro guarda para viajantes com consciência ecológica.
O que significa fazer uma “viagem sustentável”? A Booking.com obteve essa resposta por meio do seu mais recente Relatório Global de Viagens Sustentáveis, que revelou opiniões de viajantes sobre temas como acomodações sustentáveis e o que o futuro guarda para viajantes com consciência ecológica.
Dos entrevistados, 42% se consideram viajantes sustentáveis, e mais de dois terços (68%) afirmam que estariam mais propensos a escolher uma acomodação caso soubessem que ela é ecológica. Para 22%, uma estada ecológica envolve se hospedar em ambientes ricos em natureza, como reservas naturais ou parques nacionais. 16% consideram acampar uma forma de viajar de forma sustentável e apenas um a cada dez (14%) acham que viajar sustentavemente é ir para lugares onde você pode interagir com a vida selvagem local.
Além de natureza, atividades altruístas também são consideradas sustentáveis, incluindo a compra de itens de artesanato e comidas locais (35%), o ato de ajudar comunidades locais por meio de serviço voluntário (14%) e ser recebido por uma comunidade indígena e aprender sobre sua cultura (12%).
DESCONFIANÇA NAS ACOMODAÇÕES
Enquanto o relatório coloca em destaque que viajar de forma sustentável tem significados variados para diversas pessoas, também revela como o termo “acomodações sustentáveis” é frequentemente confundido e, algumas vezes, percebido com desconfiança.
Por exemplo, pessoas que afirmaram que não irão reservar uma hospedagem ecológica no próximo ano citaram como motivos o fato de elas serem caras (22%), menos luxuosas (10%) ou simplesmente não serem verdadeiramente ecológicas (13%).
“O mundo das acomodações sustentáveis vai muito além de iluminação suave, água de baixa pressão e ausência de uso de ar-condicionado. Os hóspedes podem não perceber, mas eles dormirão em lençóis de algodão orgânico, lavados com água aquecida por energia gerada dentro do próprio hotel e, sendo assim, estão se hospedando de forma sustentável. Ou, ao fazer uma refeição, eles estarão comendo pratos feitos com ingredientes locais, colhidos em um raio de até 30 quilômetros da acomodação. Nesse caso, eles serão viajantes sustentáveis que apoiam a economia local”, afirma a diretora de Operações da Booking.com, Gillian Tans.
Como cada vez mais as pessoas estão demonstrando interesse em ter uma experiência de hospedagem sustentável, a Booking.com está considerando formas de incluir, em sua plataforma de Busca por Paixões, recomendações ecológicas, com base em interesses e conhecimento sobre destinos, para facilitar o processo de busca pelos melhores lugares e conectá-los a iniciativas e práticas específicas de sustentabilidade.