Petrópolis (RJ) cresce na ocupação hoteleira em 2015
Segundo o Observatório Regional de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, verificou-se uma evolução na capacidade hoteleira no município, atingindo a marca no ano de 2015 de 111 meios de hospedagem – MHs (hotéis, pousadas, resorts, hostels e spas), o que representa um aumento de 2,7
Localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis destaca-se como principal destino turístico de montanha do Rio. Segundo o Observatório Regional de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, verificou-se uma evolução na capacidade hoteleira no município, atingindo a marca no ano de 2015 de 111 meios de hospedagem – MHs (hotéis, pousadas, resorts, hostels e spas), o que representa um aumento de 2,78% em relação a 2014 e 14,43% em relação ao ano de 2012. Ao todo a cidade oferece 2.1 mil unidades habitacionais.
A taxa média de ocupação hoteleira nos finais de semana e feriados de 2015, que ficou em 72,67%, também revelou um avanço no desempenho do destino turístico de Petrópolis, apresentando um incremento de 1,24% em relação ao ano de 2014. Os principais atrativos turísticos de Petrópolis com visitação controlada também apresentaram um elevado crescimento em 2015. O Museu Imperial recebeu 375.986 visitantes (aumento de 19,97% em relação a 2014) e 30.251 espectadores no Som & Luz (35,60% de crescimento). O Museu Casa de Santos Dumont também apresentou resultado relevante com total de 194.945 visitantes no ano de 2015, um crescimento de 11,36% em relação ao ano anterior.
Outro museu que também registrou aumento foi o da Cervejaria Bohemia: foram 108.264 visitantes, o que representa 5% a mais do que ano passado. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis teve um aumento de 15,76% em 2015, recebendo 44.341 visitantes, o que demonstra o fortalecimento do segmento de ecoturismo no município.
“Petrópolis é reconhecida dentro e fora do País. Temos trabalhado muito para fortalecer o setor turístico, entendendo que este é um dos nossos mais importantes setores econômicos. Em 2015, foi extremamente importante para que pudéssemos enfrentar a crise econômica nacional”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo.
O desempenho positivo, segundo Bomtempo, resulta de inúmeras ações, tais como participação em feiras, encontros comerciais de turismo e em eventos de outras áreas, Famtours (tours de familiarização turística com operadores de turismo, agentes de viagem e guias de turismo), requalificação e ampliação do calendário de eventos anuais e mensais, divulgação permanente através de e-mails marketing, mídias sociais, site atualizado, produção de material motivacional e informativo em português, inglês e espanhol, dentre outras ações.
A taxa média de ocupação hoteleira nos finais de semana e feriados de 2015, que ficou em 72,67%, também revelou um avanço no desempenho do destino turístico de Petrópolis, apresentando um incremento de 1,24% em relação ao ano de 2014. Os principais atrativos turísticos de Petrópolis com visitação controlada também apresentaram um elevado crescimento em 2015. O Museu Imperial recebeu 375.986 visitantes (aumento de 19,97% em relação a 2014) e 30.251 espectadores no Som & Luz (35,60% de crescimento). O Museu Casa de Santos Dumont também apresentou resultado relevante com total de 194.945 visitantes no ano de 2015, um crescimento de 11,36% em relação ao ano anterior.
Outro museu que também registrou aumento foi o da Cervejaria Bohemia: foram 108.264 visitantes, o que representa 5% a mais do que ano passado. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis teve um aumento de 15,76% em 2015, recebendo 44.341 visitantes, o que demonstra o fortalecimento do segmento de ecoturismo no município.
“Petrópolis é reconhecida dentro e fora do País. Temos trabalhado muito para fortalecer o setor turístico, entendendo que este é um dos nossos mais importantes setores econômicos. Em 2015, foi extremamente importante para que pudéssemos enfrentar a crise econômica nacional”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo.
O desempenho positivo, segundo Bomtempo, resulta de inúmeras ações, tais como participação em feiras, encontros comerciais de turismo e em eventos de outras áreas, Famtours (tours de familiarização turística com operadores de turismo, agentes de viagem e guias de turismo), requalificação e ampliação do calendário de eventos anuais e mensais, divulgação permanente através de e-mails marketing, mídias sociais, site atualizado, produção de material motivacional e informativo em português, inglês e espanhol, dentre outras ações.