Tudo sobre como abrir uma franquia no Turismo
Conhecimento e amor pela profissão são pré-requisitos
Mesmo em meio a um cenário econômico complicado, o setor das franquias no Brasil permanece em ascensão. Essa é a conclusão obtida na Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento revela que o segmento de franchising registrou aumento de 8,2% no faturamento no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, totalizando cerca de R$ 35,5 bilhões. Já a receita entre janeiro e setembro cresceu 10,1%, atingindo R$ 99,385 bilhões.
O estudo mostra ainda que o número de unidades cresceu 2% de julho a setembro deste ano, totalizando 133.897 operações de franquias em atividade. Os segmentos que mais cresceram em faturamento no terceiro trimestre foram Educação e Treinamento, Negócios, Serviços e Outros Varejos e Veículos, com 15% de crescimento, seguidos por Hotelaria e Turismo, com 14% de expansão. O número de unidades repassadas foi de 0,6%.
O Diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Claudio Tieghi (foto), reforça que as linhas no mercado de Turismo têm potencial de crescimento em meio à crise. “A orientação do cliente é o grande diferencial da área. Mesmo com todo o material disponível na internet, o viajante quer um direcionamento e a franquia cumpre esse papel, dando dicas, reduzindo riscos e aumentando o potencial de satisfação. Há muitas linhas de mercado com grande potencial de crescimento, como a hotelaria de baixo investimento, franquia virtual, turismo religioso e a vocação do Brasil para o turismo de negócios”.
PRIMEIROS PASSOS
Para quem deseja se tornar um franqueado no ramo turístico, um dos pré-requisitos é dominar o mercado, e não apenas gostar de viajar. “A primeira questão é conhecer o segmento de negócio e refletir sobre a própria capacidade e habilidade técnica. Estudar o mercado de Turismo no Brasil, ler a lei de franquias, acreditar nos princípios da franqueadora, calcular o investimento, fazer contato com franqueados para aprendizagem e domínio de idiomas são algumas das características desejadas”, ressalta Claudio Tieghi.
O diretor da ABF também explica que, para pessoas que já fazem parte do trade, há a vantagem de possuir a capacitação mais apurada, porém, mesmo assim alguns cuidados são necessários. “Tem de identificar se o candidato a franqueado gosta desse tipo de relação e saber o grau de autonomia de quem tem experiência. O grande desafio é verificar se a pessoa gosta de trabalhar em conjunto, ouvir criticas e ser pressionado por resultados, ou seja, lidar positivamente com a inteligência coletiva entre franqueador e franqueado”.
[^cmsVideo cms_id="4-s2c-rpJEI" cms_width="" cms_height=""^]BENEFÍCIOS
Outra parte do processo é avaliar o funcionamento desse tipo de negócio e as facilidades que o mesmo apresenta. Podem-se listar algumas, como uso de uma marca consolidada; sistema de gestão; marketing profissional e de grande impacto; troca de experiências; identificação rápida e facilitada dos riscos; capacidade de negociação; além do trabalho em rede, que oferece plano de metas, acompanhamento e novos desafios, entre outras.
“Há também a vantagem de ter representação de órgãos de regulamentação no Turismo, como a Embratur, promovendo práticas e comportamentos no setor”, avalia o diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF.
*Números da indústria de franquias no Brasil
Todos esses fatores significam ganhos importantes, como agilidade no processo e know how. O sócio da Franchising Capital Partners (Francap) e diretor de Relações Exteriores da ABF, André Friedheim (foto), relata que esses benefícios minimizam bastante os riscos, o que se refletem nas estatísticas. De acordo com ele, cerca de 80% dos negócios independentes fecham depois de dez anos de atuação, índice que cai para 30% para as franquias.
PLANEJAMENTO
Além de conhecer o mercado e as prospecções do Turismo no segmento de franquias, abrir um negócio também exige planejamento financeiro de longo prazo. Existem franquias para todos os perfis e bolsos, que requerem investimento de R$ 10 mil a R$ 5 milhões. Segundo André Friedheim, o ideal é ter o dobro do que se precisa para se tornar um franqueado. “Não monte se não tiver o dobro do valor de investimento disponível para o período inicial. Muitas vezes será preciso inserções de dinheiro para sustentar os primeiros meses. Essa é a importância do cálculo de retorno. Invista em um ramo que goste e, com o estudo de mercado, verifique se está remunerando do jeito que gostaria”, aconselha.
*Números da indústria de franquias no Brasil
FRANQUIAS NO TURISMO
A indústria oferece opções para todos os bolsos para quem deseja começar um novo negócio. Confira algumas das principais opções.
Ahoba Viagens – R$ 900 a R$ 7.550
CI Intercâmbio – R$ 48 mil a R$ 188 mil
Clube Turismo – R$ 25,1 mil a R$ 120 mil
CVC – R$ 45 mil a R$ 120 mil
El Misti Hostel – R$ 285 mil a R$ 550 mil
Experimento Intercâmbio Cultural – R$ 160 mil a R$ 400 mil
Flytour Franchising – R$ 250 mil
Flyworld – R$ 12,8 mil a R$ 21,8 mil
Global Study – R$ 93 mil a R$ 103 mil
IE Intercâmbio – R$ 70 mil a R$ 149 mil
Student Travel Bureau (STB) – R$ 188 mil a R$ 378 mil
Tam Viagens – R$ 269.546
Tourlines Viagens – R$ 5 mil a R$ 65 mil
Travelmate Intercâmbio e Turismo – R$ 35 mil a R$ 105 mil
TZ Viagens – R$ 71.330 a R$ 124 mil
World Study – R$ 73,6 mil a R$ 239.350
Fonte: Portal do Franchising
O estudo mostra ainda que o número de unidades cresceu 2% de julho a setembro deste ano, totalizando 133.897 operações de franquias em atividade. Os segmentos que mais cresceram em faturamento no terceiro trimestre foram Educação e Treinamento, Negócios, Serviços e Outros Varejos e Veículos, com 15% de crescimento, seguidos por Hotelaria e Turismo, com 14% de expansão. O número de unidades repassadas foi de 0,6%.
O Diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Claudio Tieghi (foto), reforça que as linhas no mercado de Turismo têm potencial de crescimento em meio à crise. “A orientação do cliente é o grande diferencial da área. Mesmo com todo o material disponível na internet, o viajante quer um direcionamento e a franquia cumpre esse papel, dando dicas, reduzindo riscos e aumentando o potencial de satisfação. Há muitas linhas de mercado com grande potencial de crescimento, como a hotelaria de baixo investimento, franquia virtual, turismo religioso e a vocação do Brasil para o turismo de negócios”.
PRIMEIROS PASSOS
Para quem deseja se tornar um franqueado no ramo turístico, um dos pré-requisitos é dominar o mercado, e não apenas gostar de viajar. “A primeira questão é conhecer o segmento de negócio e refletir sobre a própria capacidade e habilidade técnica. Estudar o mercado de Turismo no Brasil, ler a lei de franquias, acreditar nos princípios da franqueadora, calcular o investimento, fazer contato com franqueados para aprendizagem e domínio de idiomas são algumas das características desejadas”, ressalta Claudio Tieghi.
O diretor da ABF também explica que, para pessoas que já fazem parte do trade, há a vantagem de possuir a capacitação mais apurada, porém, mesmo assim alguns cuidados são necessários. “Tem de identificar se o candidato a franqueado gosta desse tipo de relação e saber o grau de autonomia de quem tem experiência. O grande desafio é verificar se a pessoa gosta de trabalhar em conjunto, ouvir criticas e ser pressionado por resultados, ou seja, lidar positivamente com a inteligência coletiva entre franqueador e franqueado”.
[^cmsVideo cms_id="4-s2c-rpJEI" cms_width="" cms_height=""^]BENEFÍCIOS
Outra parte do processo é avaliar o funcionamento desse tipo de negócio e as facilidades que o mesmo apresenta. Podem-se listar algumas, como uso de uma marca consolidada; sistema de gestão; marketing profissional e de grande impacto; troca de experiências; identificação rápida e facilitada dos riscos; capacidade de negociação; além do trabalho em rede, que oferece plano de metas, acompanhamento e novos desafios, entre outras.
“Há também a vantagem de ter representação de órgãos de regulamentação no Turismo, como a Embratur, promovendo práticas e comportamentos no setor”, avalia o diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF.
*Números da indústria de franquias no Brasil
Todos esses fatores significam ganhos importantes, como agilidade no processo e know how. O sócio da Franchising Capital Partners (Francap) e diretor de Relações Exteriores da ABF, André Friedheim (foto), relata que esses benefícios minimizam bastante os riscos, o que se refletem nas estatísticas. De acordo com ele, cerca de 80% dos negócios independentes fecham depois de dez anos de atuação, índice que cai para 30% para as franquias.
PLANEJAMENTO
Além de conhecer o mercado e as prospecções do Turismo no segmento de franquias, abrir um negócio também exige planejamento financeiro de longo prazo. Existem franquias para todos os perfis e bolsos, que requerem investimento de R$ 10 mil a R$ 5 milhões. Segundo André Friedheim, o ideal é ter o dobro do que se precisa para se tornar um franqueado. “Não monte se não tiver o dobro do valor de investimento disponível para o período inicial. Muitas vezes será preciso inserções de dinheiro para sustentar os primeiros meses. Essa é a importância do cálculo de retorno. Invista em um ramo que goste e, com o estudo de mercado, verifique se está remunerando do jeito que gostaria”, aconselha.
*Números da indústria de franquias no Brasil
FRANQUIAS NO TURISMO
A indústria oferece opções para todos os bolsos para quem deseja começar um novo negócio. Confira algumas das principais opções.
Ahoba Viagens – R$ 900 a R$ 7.550
CI Intercâmbio – R$ 48 mil a R$ 188 mil
Clube Turismo – R$ 25,1 mil a R$ 120 mil
CVC – R$ 45 mil a R$ 120 mil
El Misti Hostel – R$ 285 mil a R$ 550 mil
Experimento Intercâmbio Cultural – R$ 160 mil a R$ 400 mil
Flytour Franchising – R$ 250 mil
Flyworld – R$ 12,8 mil a R$ 21,8 mil
Global Study – R$ 93 mil a R$ 103 mil
IE Intercâmbio – R$ 70 mil a R$ 149 mil
Student Travel Bureau (STB) – R$ 188 mil a R$ 378 mil
Tam Viagens – R$ 269.546
Tourlines Viagens – R$ 5 mil a R$ 65 mil
Travelmate Intercâmbio e Turismo – R$ 35 mil a R$ 105 mil
TZ Viagens – R$ 71.330 a R$ 124 mil
World Study – R$ 73,6 mil a R$ 239.350
Fonte: Portal do Franchising