Diego Verticchio   |   16/10/2015 12:07

Salvador precisa se reposicionar, diz ACM Neto

“Depois de um período de esquecimento e degradação, Salvador está voltando a se reposicionar como destino turístico nacional e internacional”

“Depois de um período de esquecimento e degradação, Salvador está voltando a se reposicionar como destino turístico nacional e internacional”. Dessa forma o prefeito da capital baiana, Antonio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), terminou sua apresentação para agentes e operadores de viagens do Rio de Janeiro. A capital fluminense foi a primeira de uma série de cidades que o prefeito e sua comitiva pretendem visitar promovendo os atrativos turísticos de Salvador.

ACM Neto (foto) tomou posse em 2013 e, segundo ele, encontrou uma cidade “abandonada pelo poder público”. O prefeito tem ciência que a capital baiana deixou de ser a primeira opção dos turistas no Nordeste e culpou as outras administrações pelo feito. Para reverter o cenário, começou ainda em 2013 uma série de obras, principalmente em atrativos culturais e turísticos, para reverter o quadro.

“Há um envolvimento geral na Prefeitura para reposicionar a capital como destino turístico. Queremos uma relação mais próxima com o trade de turismo, como já tivemos um dia. Problemas ainda temos, principalmente na questão de segurança pública, mas estamos trabalhando para minimizar, como reforçando a segurança pública em lugares que tradicionalmente recebem turistas, como o centro histórico”, enfatizou o prefeito.

ACM Neto exibiu uma série de vídeos com realizações feitas em sua gestão, como modernização completa da orla de Salvador, criação de novas praças em bairros tradicionais, como Rio Vermelho, criação de novos atrativos, como o museu dedicado ao casal Jorge Amado e Zelia Gatai, e criação de um programa que garante atrações musicais no Pelourinho de sexta a domingo.

Ao portal PANROTAS ele confirmou que a expectativa é receber até dezembro cerca de 3,6 milhões de turistas, dos quais 300 mil internacionais – número que se mantém desde 2013. Para o verão a Prefeitura irá investir cerca de R$ 6 milhões em ações de marketing. Com isso, ele garante que em 2016 a cidade receberá mais visitantes que nos últimos três anos.

HUB INTERNACIONAL
Enquanto Natal, Recife e Fortaleza “brigam” pelo hub da Tam no Nordeste, ACM Neto trabalha para fazer de Salvador o principal hub internacional no Nordeste. Atualmente com voos para Buenos Aires, Santiago, Lisboa, Madri, Frankfurt e Miami, o prefeito da primeira capital brasileira pede mais investimentos do governo federal.

“Temos companhias aéreas querendo voar de e para Salvador, mas sem estrutura não dá”, lamentou. “Precisamos melhorar a infraestrutura, precisamos de uma nova pista e ter a capacidade duplicada. Empresas querendo operar eu sei que tem, mas ninguém quer ter dificuldade e enquanto não tivermos estas melhorias não conseguiremos ter mais voos”, disse.

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