Roberta Queiroz   |   08/09/2015 15:04

Consumo de estrangeiros na Colômbia cresce 65%

Conhecida como Procolombia, a organização governamental responsável por promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia encomendou um estudo para medir o poder de compra em pesos colombianos dos viajantes no país.

Conhecida como Procolombia, a organização governamental responsável por promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia encomendou um estudo para medir o poder de compra, em pesos colombianos, dos viajantes no país. De acordo com o resultado, no ano passado, um estrangeiro gastava em torno de 2.018.940 de pesos colombianos, incluindo acomodação, alimentação e lazer. Hoje, o valor chega a 3.337.730 pesos colombianos (cerca de US$ 1,04 mil) , número que representa um incremento de 65,32%, se comparado ao período anterior.

A Procolombia afirma que o aumento do poder de compra está atrelado não só à valorização do dólar, mas também a fatores como experiências turísticas, conectividade de área e serviços. Entre julho de 2014 e deste ano, o número de estrangeiros residentes fora da Colômbia que visitaram o país aumentou 17,1% em relação ao intervalo de 2013 a 2014.

“A Colômbia é um destino mais barato para os viajantes estrangeiros após o aumento no valor do dólar. Os bens e serviços são menos caros para eles e a oferta local é mais competitiva graças à redução dos preços de pacotes turísticos, incluindo acomodação”, argumentou o diretor da Procolombia no Brasil, Alejandro Peláez.

HISTÓRICO E REFLEXOS
Desde 2010, a taxa anual de turismo internacional para a Colômbia foi quase três vezes maior, em comparação a taxa mundial. A movimentação no setor gerou oportunidades para os colombianos, já que entre 2011 e 2014 a indústria de turismo criou 235 mil novos postos de trabalho. Segundo informações do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, baseadas em análises do Departamento Administrativo Nacional de Estadística (Dane), em 2014 um total de 1,7 milhões de pessoas trabalhavam na área.

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