Henrique Santiago   |   28/08/2015 09:27

Espanha é o mais competitivo do turismo; Brasil é o 28º

A Espanha é o país mais competitivo do mundo na indústria de viagens

A Espanha é o país mais competitivo do mundo na indústria de viagens. O relatório Travel & Tourism Competitiveness Index (TCCI) de 2015 analisa uma série de fatores e políticas as quais permite o desenvolvimento sustentável do setor de viagens e turismo.

Em uma escala de um (para pior) e sete (para melhor), a pesquisa analisou 141 economias globais por meio de 90 indicadores. A Espanha, que recebe anualmente mais de 60 milhões de turistas, sendo o terceiro país mais visitado do mundo, alcançou a nota 5.31. Na sequência, França e Alemanha marcam 5.24 e 5.22, respectivamente.

O Brasil aparece em 28º, com pontuação de 4.37, marca igualmente alcançada pela Coreia do Sul. O País aparece à frente de Grécia (31º), Polônia (47º) e Argentina (57º) e atrás de Estados Unidos (4º), Portugal (15º) e Dinamarca (26º). O continente africano figura entre os países menos competitivos da indústria. Chade é o último da lista, tendo alcançado 2.43 pontos.

Com uma série de elogios (e críticas), o TCCI analisou a condição do Brasil frente ao cenário mundial.

Confira abaixo:

”O Brasil é o 28º no geral e o primeiro na América do Sul. A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016, têm trazido investimentos significativos em infraestrutura e conectividade, tornando o País no 41º primeiro em infraestrutura de aeroportos e o terceiro em estádios. Também está no top 10 em termos de reuniões internacionais de associações", informou a instituição.

Com sua rica biodiversidade, o Brasil lidera o ranking de recursos naturais e o número de espécies de conhecidas. Apesar de seu alto potencial, ainda há grandes oportunidades de investimentos, especialmente nas melhorias de infraestrutura terrestre.

No entanto, são prejudicados pelo restritivo ambiente de negócios (126º), parcialmente devido à alta taxação (135º) e o tempo necessário para obter a permissão de uma construção (137º). Além disso, segurança e proteção ainda são um problema para o País, devido ao alto custo do crime e incidência de violência.”

A metodologia do TCCI se baseia em 14 pilares divididos em quatro subíndices: Ambiente Favorável, T&T Política e Condições Favoráveis, Infraestrutura e Recursos Naturais e Culturais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados