Você sabe identificar um fraudador de passagens aéreas?
Além da assinatura de um contrato inédito com a Vizir/Safe Guard, que cria um banco de dados de compradores fraudadores de bilhetes aéreos, a Air Tkt está distribuindo uma cartilha de como as agências podem se prevenir contra esses maus clientes.
A Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt), que reúne as empresas Ancoradouro, Esferatur, Flytour, Gapnet e Rextur Advance, sócias-fundadoras, e ainda BRT, CNT, Confiança, LTS, PVT e Tyller, está ativa quando o assunto é o combate e a prevenção às fraudes com cartão de crédito e roubo de senhas de emissão.
Além da assinatura de um contrato inédito com a Vizir/Safe Guard, que cria um banco de dados de compradores fraudadores de bilhetes aéreos, a Air Tkt está distribuindo uma cartilha de como as agências podem se prevenir contra esses maus clientes.
Veja alguns destaques da cartilha:
1) O funcionário da consolidadora deverá perguntar ao emissor na agência questões como: trata-se de um cliente habitual da empresa? O passageiro e/ou o titular do cartão de crédito estava presente na compra? A agência possui a documentação do cartão original, como autorização de débito assinada, cópia legível frente e verso, assinada pelo titular, e cópia de algum documento oficial?
Se a resposta for “NÃO” para alguma das perguntas cima, a venda é considerada de alto risco.
2) Verifique sempre se o cartão possui chip de segurança. Uma dica simples, que pode identificar um fraudador.
HÁBITOS DO FRAUDADOR
3) Os fraudadores geralmente entram em contato por celular e enviam documentação por e-mail ou fax (ou seja, não presencialmente).
4) Na maioria das vezes, dizem estar em outro Estado.
5) Os primeiros golpes são feitos com passagens mais baratas e em menor quantidade, como se fosse um teste.
6) Os fraudadores são insistentes com a compra e não se importam com valores, como tarifa cheia.
7) Quando um cartão de crédito não funciona, apresentam mais cartões.
8) São persuasivos e comunicativos.
9) Passam-se por funcionários de grandes empresas (muitas vezes que nem são clientes daquela agência).
10) Dizem estar comprando passagem para grupos que estão indo a um evento.
11) Preferem comprar nos finais de semana ou fim do dia, com embarque imediato.
12) Suas rotas preferidas incluem destinos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
13) Dizem que foram indicados por outros clientes.
Um último lembrete da Air Tkt: cartões do Exterior não são aceitos para emissão de bilhetes.
Sobre a fraude com roubo de senhas de emissão e ataques a sistemas de e-mail ou de reservas, uma tendência tem sido a dupla checagem de dados, o CPF atrelado à senha e ainda sistemas e dicas internas que não devem ser repassadas para ninguém de fora da empresa.
Fonte: Air Tkt
Além da assinatura de um contrato inédito com a Vizir/Safe Guard, que cria um banco de dados de compradores fraudadores de bilhetes aéreos, a Air Tkt está distribuindo uma cartilha de como as agências podem se prevenir contra esses maus clientes.
Veja alguns destaques da cartilha:
1) O funcionário da consolidadora deverá perguntar ao emissor na agência questões como: trata-se de um cliente habitual da empresa? O passageiro e/ou o titular do cartão de crédito estava presente na compra? A agência possui a documentação do cartão original, como autorização de débito assinada, cópia legível frente e verso, assinada pelo titular, e cópia de algum documento oficial?
Se a resposta for “NÃO” para alguma das perguntas cima, a venda é considerada de alto risco.
2) Verifique sempre se o cartão possui chip de segurança. Uma dica simples, que pode identificar um fraudador.
HÁBITOS DO FRAUDADOR
3) Os fraudadores geralmente entram em contato por celular e enviam documentação por e-mail ou fax (ou seja, não presencialmente).
4) Na maioria das vezes, dizem estar em outro Estado.
5) Os primeiros golpes são feitos com passagens mais baratas e em menor quantidade, como se fosse um teste.
6) Os fraudadores são insistentes com a compra e não se importam com valores, como tarifa cheia.
7) Quando um cartão de crédito não funciona, apresentam mais cartões.
8) São persuasivos e comunicativos.
9) Passam-se por funcionários de grandes empresas (muitas vezes que nem são clientes daquela agência).
10) Dizem estar comprando passagem para grupos que estão indo a um evento.
11) Preferem comprar nos finais de semana ou fim do dia, com embarque imediato.
12) Suas rotas preferidas incluem destinos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
13) Dizem que foram indicados por outros clientes.
Um último lembrete da Air Tkt: cartões do Exterior não são aceitos para emissão de bilhetes.
Sobre a fraude com roubo de senhas de emissão e ataques a sistemas de e-mail ou de reservas, uma tendência tem sido a dupla checagem de dados, o CPF atrelado à senha e ainda sistemas e dicas internas que não devem ser repassadas para ninguém de fora da empresa.
Fonte: Air Tkt