Renê Castro   |   24/03/2015 18:31

Para líderes, mercado será das grandes empresas

O último painel do Fórum PANROTAS, envolvendo aquisições e voos solos de empresas no Turismo, segue repercutindo.

O último painel do Fórum PANROTAS, envolvendo aquisições e voos solos de empresas no Turismo, segue repercutindo.
Entre muitas posições contrárias, uma foi unânime entre Aldo Leone Filho (Agaxtur), Carlos Vazquez (Esferatur Consolidação), Luiz Eduardo Falco (CVC) e Ricardo Ferreira (Alatur JTB): o mercado será dominado por grandes empresas.

“Se você quer ter o benefício da escala, você tem de crescer com capital. E nesse processo aparece a informalidade como entrave. É preciso ajustar essas questões antes de pensar em crescimento com rentabilidade”, opinou Falco, afirmando que está aberto a qualquer negociação que agregue valor à CVC. “Um ótimo exemplo é a nossa nova unidade de negócios voltada para cursos no Exterior que criamos. Vamos duplicar este mercado no próximo ano, não tenho dúvida”. As franquias também seguem em alta, com projeção de mil lojas até o final deste ano (saiba mais).

Para Carlos Vazquez, os agentes de viagens cada vez mais serão procurados pelos grandes grupos. A força de venda deste profissional continua valiosa para as corporações com grande fatia do mercado. “O cliente não quer ser surpreendido com um valor mais barato no dia seguinte à compra da própria viagem. Se isso acontecer em massa, ninguém vai mais comprar. Esse segmento de passagens mais baratas, por exemplo, vai acabar”, cravou ele.

O presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho, seguiu a linha de pensamento, e não cogita ficar para trás neste processo de consolidação de mercado. “Colocamos 12 lojas em shoppings de alto padrão, ou seja, estamos diversificando os canais. Não queremos ter 900 lojas como a CVC, mas queremos ter 50, por exemplo. Isso é possível. Ninguém quer contar com um só gigante. O mercado tem de ter essa diversificação, e é aí que queremos entrar”, planeja.

A melhor conduta identificada neste momento de crise, segundo Ricardo Ferreira, é observar e ter cautela. Para o mandatário da Alatur JTB, 2015 é um ano de atenção ao caixa. “Tem oportunidades gigantescas nesse momento e é preciso olhar com atenção também a questão do crédito, para não sofrer no futuro”, recomendou.

Acompanhe a repercussão do evento nas redes sociais por meio da hashtag #forumpanrotas2015.

O Fórum PANROTAS tem o apoio do Ministério do Turismo, patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Delta Air Lines, Gol, Tourism Australia, GJP Hotels & Resorts, Pernambuco, R1 Soluções Áudio Visuais, Sabre, Tap, Accor, Best Western International, Esferatur, Gapnet, GTA, Localiza, Reserve, Alatur JTB, Dallas-Fort Worth International Airport e Greater Miami and the Beaches. O destino patrono é a Bahia. Assessoria de imprensa pela B4T, interpretação pela Vice Versa e transfers realizados pela Cep Transportes. O evento terá compensação de carbono realizada com apoio da Tour House.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados