Embratur completa 48 anos e faz balanço das atividades
Segundo o presidente da entidade, Vicente Neto (foto), o sucesso obtido nos últimos anos traz novos desafios para avançar e ampliar o número de viajantes internacionais interessados em conhecer a cultura, a gastronomia, as praias, o patrimônio natural e as cidades brasileiras
A Embratur, que nos últimos dez anos tem se dedicado a promover o Brasil como destino turístico no exterior, completa hoje 48 anos de criação. Segundo o presidente da entidade, Vicente Neto (foto), o sucesso obtido nos últimos anos traz novos desafios para avançar e ampliar o número de viajantes internacionais interessados em conhecer a cultura, a gastronomia, as praias, o patrimônio natural e as cidades brasileiras.
“Podemos dizer que já temos um mercado consolidado, com aproximadamente seis milhões de visitantes internacionais recebidos em 2013 e mais de 1 milhão durante o período da Copa do Mundo. De janeiro a setembro, a entrada de divisas por meio dos gastos feitos por estrangeiros somou US$ 4,935 bilhões”, comemorou o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Tudo isso temperado com uma característica que somente o Brasil pode oferecer: a hospitalidade do povo brasileiro. Na área esportiva, a Olímpiada de 2016, no Rio de Janeiro, é uma nova oportunidade para mostrarmos o país ao mundo”, complementou.
Entre as ações realizadas, o filme “Dance”, lançado pela Embratur, foi escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo Meio & Mensagem. A peça fez parte da campanha publicitária internacional lançada pelo Instituto um mês antes do início da Copa, que convidou os turistas a desfrutarem dos múltiplos destinos culturais e naturais, assim como da alegria, hospitalidade e paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.
Na área de eventos, o Brasil se mantém há alguns anos no ranking dos dez países que mais recebem turistas. Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.
Ações de relações públicas e comunicação digital também foram premiadas internamente e no exterior. É o caso do Goal to Brasil, que recebeu o Stevie Awards em 2012 e 2013, um dos principais prêmios mundiais do setor de comunicação. Outro exemplo, agora na plataforma digital, é o Sunny Days, que ficou com o troféu de bronze na categoria de melhor uso de mídia interativa na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award.
O acesso ao Visit Brasil, portal de promoção do Brasil como destino turístico, por sua vez, cresceu 189% no Instragram entre julho e agosto deste ano, quando foram divulgadas fotos de cartões postais de cidades brasileiras feitas pelo russo Murad Osmann. Após a ação, a média de curtidas nas fotos do perfil Visit Brasil subiu de 200 para 600. O fotógrafo russo publicou seis fotos do Brasil. Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de interações nas imagens que destacaram os destinos brasileiros. Murad citou o Visit em todas as publicações, além de utilizar as hashtags #visitbrasil e #lovebrazil. Passamos de 2.108 seguidores em julho para 6.438 após a ação.
?
“Agora, aos 48 anos, olhamos para o presente e para o futuro. Sabemos que o crescimento do turismo brasileiro foi feito com uma forte inclusão social. Mas sabemos também que ainda há muito a fazer. A certeza do caminho certo motiva, a todos, a perseverar”, finalizou o presidente Vicente Neto.
“Podemos dizer que já temos um mercado consolidado, com aproximadamente seis milhões de visitantes internacionais recebidos em 2013 e mais de 1 milhão durante o período da Copa do Mundo. De janeiro a setembro, a entrada de divisas por meio dos gastos feitos por estrangeiros somou US$ 4,935 bilhões”, comemorou o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Tudo isso temperado com uma característica que somente o Brasil pode oferecer: a hospitalidade do povo brasileiro. Na área esportiva, a Olímpiada de 2016, no Rio de Janeiro, é uma nova oportunidade para mostrarmos o país ao mundo”, complementou.
Entre as ações realizadas, o filme “Dance”, lançado pela Embratur, foi escolhido como “O Melhor Comercial da Copa do Mundo de 2014”, em concurso promovido pelo Meio & Mensagem. A peça fez parte da campanha publicitária internacional lançada pelo Instituto um mês antes do início da Copa, que convidou os turistas a desfrutarem dos múltiplos destinos culturais e naturais, assim como da alegria, hospitalidade e paixão do povo brasileiro pela dança e pelo futebol.
Na área de eventos, o Brasil se mantém há alguns anos no ranking dos dez países que mais recebem turistas. Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados do ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.
Ações de relações públicas e comunicação digital também foram premiadas internamente e no exterior. É o caso do Goal to Brasil, que recebeu o Stevie Awards em 2012 e 2013, um dos principais prêmios mundiais do setor de comunicação. Outro exemplo, agora na plataforma digital, é o Sunny Days, que ficou com o troféu de bronze na categoria de melhor uso de mídia interativa na etapa nacional do prêmio Ampro Globes Award.
O acesso ao Visit Brasil, portal de promoção do Brasil como destino turístico, por sua vez, cresceu 189% no Instragram entre julho e agosto deste ano, quando foram divulgadas fotos de cartões postais de cidades brasileiras feitas pelo russo Murad Osmann. Após a ação, a média de curtidas nas fotos do perfil Visit Brasil subiu de 200 para 600. O fotógrafo russo publicou seis fotos do Brasil. Ao todo, foram mais de 1,2 milhão de interações nas imagens que destacaram os destinos brasileiros. Murad citou o Visit em todas as publicações, além de utilizar as hashtags #visitbrasil e #lovebrazil. Passamos de 2.108 seguidores em julho para 6.438 após a ação.
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“Agora, aos 48 anos, olhamos para o presente e para o futuro. Sabemos que o crescimento do turismo brasileiro foi feito com uma forte inclusão social. Mas sabemos também que ainda há muito a fazer. A certeza do caminho certo motiva, a todos, a perseverar”, finalizou o presidente Vicente Neto.