Danilo Teixeira Alves   |   10/11/2014 13:21

Decolar e Tam lideram ranking de reclamações do Procon-SP

Confira os rankings elaborados pelo órgão

O Procon-SP elaborou um ranking de agências de viagens, operadoras e companhias aéreas com o maior número de CIPs (Carta de Informações Preliminares), um documento enviado ao fornecedor expondo uma reclamação prévia e solicitando as devidas providências. Na lista de agências de viagens e operadoras, a Decolar.com aparece com 251 CIPs e índice de solução de 76% dos casos. Em relação às companhias aéreas, Tam (252 CIPs) e Gol (228 CIPs) figuram no topo das reclamações, com índice de solução de 70% e 75%, respectivamente.

Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados pelos consumidores, com 74% dos casos, têm a ver com cobrança, serviço ou contrato. O Procon-SP considera ideal um índice de solução acima de 95%, o que representa um maior comprometimento das empresas com seus clientes.

Confira abaixo os rankings:

AGÊNCIAS E OPERADORAS

Decolar.com - 251 CIPs e 76% de índice de solução
CVC - 150 e 52%
B2W Viagens e Turismo - 82 e 89%
Tam Viagens - 51 e 56%
Hotel Urbano - 47 e 71%
Edestinos.com.br - 35 e 65%
Viajanet - 35 e 56%
Booking.com - 22 e 42%

COMPANHIAS AÉREAS

Tam - 252 CIPs e 70% de índice de solução
Gol - 228 e 75%
Oceanair Linhas Aéreas (Avianca) - 111 e 70%
Azul - 68 e 61%
American Airlines - 17 e 63%

PRINCIPAIS PROBLEMAS CIPs

Problemas com cobrança - 591
Problemas com o serviço - 535
Problemas com contrato (rescisão, alteração unilateral) - 443
Desistência do serviço - 234
Problemas com extravio/avaria de bagagem e dano material - 157
Problemas com a oferta - 81
Outros - 58
TOTAL 2.099

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