Diego Verticchio   |   19/08/2014 11:36

Ilha Grande (RJ) estuda controle de visitação

Com uma população em torno de 10 mil habitantes, o local chegou a receber em um dia de verão 22 mil turistas que fizeram “bate e volta

Paraíso ecológico localizado na baía de Angra dos Reis, Ilha Grande tem sofrido com excesso de turistas que, a cada final de semana de sol, lotam as praias da ilha. Com uma população em torno de 10 mil habitantes, o local chegou a receber em um dia de verão 22 mil turistas que fizeram “bate e volta”.
Para evitar a aglomeração, a subprefeitura de Ilha Grande estuda impor um limite de visitação nos moldes de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) autorizou a volta, em 6 de setembro, da cobrança da tarifa turística, suspensa em 2012. Em qualquer dia da semana, os turistas que fizerem de barca os trajetos Mangaratiba-Ilha Grande e Angra-Ilha Grande pagarão R$ 14, em vez dos R$ 4,80 atuais.

Outra medida a ser adotada ainda este ano pelas prefeituras de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty será o cadastramento das embarcações que fazem este trajeto. Os cadastrados receberão um selo e poderão fazer o trajeto levando passageiros a praias da ilha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados