Empresários debatem papel das OTAs no Brasil
Depois da apresentação do editor-chefe e VP da Travel Weekly, Arnie Weissmann, que destacou a evolução do papel dos agentes de viagens na cadeia de produção do turismo, com foco nos Estados Unidos, o executivo
Depois da apresentação do editor-chefe e VP da Travel Weekly, Arnie Weissmann, que destacou a evolução do papel dos agentes de viagens na cadeia de produção do turismo, com foco nos Estados Unidos, o executivo participa agora de debate sobre as on-line travel agencies (OTAs) e o atual cenário. Moderada por Luciano Macagno, da Delta Air Lines, o painel tem Plínio Nascimento, da Nascimento Turismo, Leonardo Mignani, da High Light, Tarcísio Gargioni, da Avianca, Heber Garrido, do Transamérica Hotels Group, e Antonio Gomes, do Hotel Urbano.
“Hoje, com tecnologia, chegamos muito mais perto do novo cliente, que já sabe mais que o agente. Há cinco anos, diziam que as consolidadoras iriam acabar”, disse Mignani. Perguntado sobre os benefícios das agências tradicionais em relação às OTAs, Plinio Nascimento destacou a qualidade do serviço prestado, bem como o suporte em caso de problemas. Para o representante do Hotel Urbano, no entanto, a OTA é a plataforma que reúne o maior número de opções para os clientes. “No caso do Hotel Urbano, temos um SAC como o oferecido pelas operadoras tradicionais, capaz de atender o passageiro. Ele não está sozinho”, disse Gomes.
Para o VP da Avianca, a distribuição hoje acontece em múltiplos canais, não apenas no setor turístico. "Hoje você compra pizza pela internet. É o consumidor que dirá qual canal quer escolher. Eu, como fornecedor, vou colocar meu produto no maior número de canais", disse. "Os canais não são excludentes. Sua apresentação mostrou, inclusive, que houve uma estagnação das OTAs, depois do rápido crescimento", disse Gargioni, referindo-se à apresentação do editor-chefe da Travel Weekly. Para Heber Garrido, do Transamérica, é necessário atender a demanda do cliente. "Hoje ele quer fazer o check-out mobile e eu devo oferecer isso. As OTAs ainda estão buscando seu lugar nesse mercado que não está maduro", acrescentou.
O Fórum PANROTAS é realizado em aliança institucional com CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Gol, Pernambuco, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, Noah Gastronomia, R1 Audiovisual, Esferatur, Gapnet, GTA, Totvs Reserve, Best Western, Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza, Royal Palm Resort Campinas, StarAlliance e apoio de Bysense, B4T, Tour House, Shift Mobilidade Corporativa e Vice Versa Intérpretes. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo – patrocinado pela Alatur JTB – será entregue durante o evento.
“Hoje, com tecnologia, chegamos muito mais perto do novo cliente, que já sabe mais que o agente. Há cinco anos, diziam que as consolidadoras iriam acabar”, disse Mignani. Perguntado sobre os benefícios das agências tradicionais em relação às OTAs, Plinio Nascimento destacou a qualidade do serviço prestado, bem como o suporte em caso de problemas. Para o representante do Hotel Urbano, no entanto, a OTA é a plataforma que reúne o maior número de opções para os clientes. “No caso do Hotel Urbano, temos um SAC como o oferecido pelas operadoras tradicionais, capaz de atender o passageiro. Ele não está sozinho”, disse Gomes.
Para o VP da Avianca, a distribuição hoje acontece em múltiplos canais, não apenas no setor turístico. "Hoje você compra pizza pela internet. É o consumidor que dirá qual canal quer escolher. Eu, como fornecedor, vou colocar meu produto no maior número de canais", disse. "Os canais não são excludentes. Sua apresentação mostrou, inclusive, que houve uma estagnação das OTAs, depois do rápido crescimento", disse Gargioni, referindo-se à apresentação do editor-chefe da Travel Weekly. Para Heber Garrido, do Transamérica, é necessário atender a demanda do cliente. "Hoje ele quer fazer o check-out mobile e eu devo oferecer isso. As OTAs ainda estão buscando seu lugar nesse mercado que não está maduro", acrescentou.
O Fórum PANROTAS é realizado em aliança institucional com CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Gol, Pernambuco, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, Noah Gastronomia, R1 Audiovisual, Esferatur, Gapnet, GTA, Totvs Reserve, Best Western, Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza, Royal Palm Resort Campinas, StarAlliance e apoio de Bysense, B4T, Tour House, Shift Mobilidade Corporativa e Vice Versa Intérpretes. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo – patrocinado pela Alatur JTB – será entregue durante o evento.