Savia Reis   |   10/02/2014 15:58

Fevereiro é pior mês do ano para varejo

De acordo com a pesquisa inédita da Serasa Experian, o comércio é sempre mais aquecido no último mês do ano. Levando em consideração aos últimos 14 anos, o segmento tem alta de 23,8% no último mês do ano. A alta se dá principalmente por conta dos setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios,

De acordo com a pesquisa inédita da Serasa Experian, o comércio é sempre mais aquecido no último mês do ano. Levando em consideração aos últimos 14 anos, o segmento tem alta de 23,8% em dezembro. O aumento se dá principalmente por conta dos setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, que registra 63,7% a mais em movimentação, seguido por móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, com alta de 36,8%, e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que tem fluxo 20,3% superior.

Com o menor número de dias úteis, contas típicas de começo do ano (PIVA, IPTU e material escolar), e com carnaval quase sempre acontecendo em seus 28/29 dias, fevereiro é o mês que apresenta pior desempenho no varejo com queda de 10,5%, com destaque para o setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, que registra declínio de 30%.

Entre julho e novembro, o setor de materiais de construção têm incremento. Segundos economistas da Serasa Experian, o segundo semestre é quando as famílias fazem reformas. “O orçamento está menos comprometido com as despesas, que já foram pagas no começo do ano, além da preocupação de deixar a casa mais bonita para receber os familiares e amigos no fim de ano. As condições climáticas (menor incidência de chuvas no período) também favorecem essa demanda superior”, diz a pesquisa.

Já o setor de carros, motos e peças ficam acima da média entre julho e dezembro. O mesmo acontece com o setor de combustíveis e lubrificantes. Sendo agosto, para ambos, o mês de melhor movimentação: alta de 6,6% e 3,4%, respectivamente. “A partir do segundo semestre, muitas concessionárias costumam vender a frota atual porque sabem que em breve os modelos do ano seguinte serão lançados e terão a preferência dos clientes de carro zero. Eventos assim explicam o aquecimento sazonal”, concluem os economistas do Serasa Experian.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados