Mais paulistanos querem viajar, gastando menos
Em parceria com a Felisoni Consultores Associados, a Fundação Instituto de Administração (Fia) divulgou esta manhã, em São Paulo, a Provar (Programa de Administração do Varejo), pesquisa que revela a expectativa de compra no varejo para primeiro trimestre do ano
Em parceria com a Felisoni Consultores Associados, a Fundação Instituto de Administração (Fia) divulgou esta manhã, em São Paulo, o Provar (Programa de Administração do Varejo), pesquisa que revela a expectativa de compra no varejo para o primeiro trimestre do ano.
O estudo ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo, dos quais 49,6% revelaram que pretendem efetuar a compra de um bem durável no período – o percentual é 2,8% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2013. Embora não diga respeito a bens duráveis, o setor de viagens e turismo também fez parte da pesquisa.
Entre os entrevistados que responderam pretender comprar algo no trimestre, 13% disseram ter a intenção de adquirir viagens, o que representa crescimento de 3,2% na comparação com janeiro, fevereiro e março do ano passado. O desempenho do segmento de viagens e turismo ficou atrás apenas do de vestuário e calçados, que alcançou 17,8%. Por outro lado, a intenção de gasto entre os que querem comprar viagens diminuiu 32,3%, passando de R$ 2.624 no primeiro trimestre de 2013 para R$ 1.777 nos primeiros três meses de 2014.
O presidente do Conselho do Provar/Fia, Cláudio Felisoni Ângelo, opinou sobre o desempenho do setor de viagens e turismo: “Temos visto nos últimos dez anos uma mudança do patamar de renda e, assim, novos produtos e serviços ganharam a atenção dos consumidores. Os brasileiros colocaram as viagens na intenção de compra".
Abaixo, a intenção de compra para o primeiro trimestre de 2014 na comparação com os três primeiros meses de 2013 de todos os segmentos citados na pesquisa:
. Vestuário e calçados: 17,8% (1T14) – 18,8% (1T13)
. Viagens e turismo: 13% - 10,6%
. Linha branca: 10,6% - 7%
. Eletroeletrônicos: 9% - 9%
. Móveis: 7,4% - 7,4%
. Material de construção: 7,4% - 10,2%
. Automóveis e motos: 7,2% - 6,2%
. Telefonia e celulares: 6% - 5,6%
. Imóveis: 5,8% - 6,8%
. Informática: 5,4% - 11%
. Cine e foto: 3,6% - 3,4%
. Eletroportáteis: 3% - 2,2%
. Cama, mesa e banho: 1,8% - 1,8%
Agora, a intenção de gastos em R$:
. Imóveis: 195.172 (1T14) - 142.497 (1T13)
. Automóveis: 24.694 – 26.711
. Material de Construção: 5.051 – 5.560
. Móveis: 2.585 – 2.567
. Linha branca: 2.487 – 1.652
. Eletroeletrônicos: 1.952 – 1.135
. Viagens e turismo: 1.777 – 2.624
. Informática: 1.533 – 1.553
. Cine e foto: 548 – 602
. Telefonia e celulares: 510 – 588
. Vestuário de calçados: 462 - 496
. Eletroportáteis: 331 – 627
. Cama, mesa e banho: 294 - 703
O estudo ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo, dos quais 49,6% revelaram que pretendem efetuar a compra de um bem durável no período – o percentual é 2,8% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2013. Embora não diga respeito a bens duráveis, o setor de viagens e turismo também fez parte da pesquisa.
Entre os entrevistados que responderam pretender comprar algo no trimestre, 13% disseram ter a intenção de adquirir viagens, o que representa crescimento de 3,2% na comparação com janeiro, fevereiro e março do ano passado. O desempenho do segmento de viagens e turismo ficou atrás apenas do de vestuário e calçados, que alcançou 17,8%. Por outro lado, a intenção de gasto entre os que querem comprar viagens diminuiu 32,3%, passando de R$ 2.624 no primeiro trimestre de 2013 para R$ 1.777 nos primeiros três meses de 2014.
O presidente do Conselho do Provar/Fia, Cláudio Felisoni Ângelo, opinou sobre o desempenho do setor de viagens e turismo: “Temos visto nos últimos dez anos uma mudança do patamar de renda e, assim, novos produtos e serviços ganharam a atenção dos consumidores. Os brasileiros colocaram as viagens na intenção de compra".
Abaixo, a intenção de compra para o primeiro trimestre de 2014 na comparação com os três primeiros meses de 2013 de todos os segmentos citados na pesquisa:
. Vestuário e calçados: 17,8% (1T14) – 18,8% (1T13)
. Viagens e turismo: 13% - 10,6%
. Linha branca: 10,6% - 7%
. Eletroeletrônicos: 9% - 9%
. Móveis: 7,4% - 7,4%
. Material de construção: 7,4% - 10,2%
. Automóveis e motos: 7,2% - 6,2%
. Telefonia e celulares: 6% - 5,6%
. Imóveis: 5,8% - 6,8%
. Informática: 5,4% - 11%
. Cine e foto: 3,6% - 3,4%
. Eletroportáteis: 3% - 2,2%
. Cama, mesa e banho: 1,8% - 1,8%
Agora, a intenção de gastos em R$:
. Imóveis: 195.172 (1T14) - 142.497 (1T13)
. Automóveis: 24.694 – 26.711
. Material de Construção: 5.051 – 5.560
. Móveis: 2.585 – 2.567
. Linha branca: 2.487 – 1.652
. Eletroeletrônicos: 1.952 – 1.135
. Viagens e turismo: 1.777 – 2.624
. Informática: 1.533 – 1.553
. Cine e foto: 548 – 602
. Telefonia e celulares: 510 – 588
. Vestuário de calçados: 462 - 496
. Eletroportáteis: 331 – 627
. Cama, mesa e banho: 294 - 703