Sistema de distribuição da Iata fica pronto em 2014
A fase de testes dos cinco projetos pilotos que a Iata desenvolve para aperfeiçoar a distribuição na cadeia produtiva do turismo deve terminar em 2014. Segundo a associação, o NDC (sigla de Nova Capacidade de Distribuição) está sendo desenvolvido desde abril para facilitar a comparação na compra de
A fase de testes dos cinco projetos pilotos que a Iata desenvolve para aperfeiçoar a distribuição na cadeia produtiva do turismo deve terminar em 2014. Segundo a associação, o NDC (sigla de Nova Capacidade de Distribuição) está sendo desenvolvido desde abril para facilitar a comparação na compra de passagens aéreas. A ferramenta usa linguagem web em banco de dados XML para abrir um canal direto entre empresas aéreas e agências de viagens, de modo que os agentes possam oferecer toda a oferta das aéreas no NDC.
Segundo o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner, o NDC oferece aos consumidores mais informações sobre o que estão comprando, com a comparação de ofertas das aéreas e acesso a toda a variedade de produtos, as ancillaries, ou extras. Assim, as possibilidades oferecidas pelo NDC vão desde a escolha de embarque prioritário, tipos especiais de assento, espaçamento para as pernas, refeições e bebidas a bordo, até a contratação de serviços personalizados, como acesso a salas vips em aeroportos ou translado em limusine, que poderão ser feitos junto com a compra de passagens.
“A distribuição de passagens no mundo já está mudando e estamos convencidos de que o novo padrão de comunicação apoiará o mercado para atender novas demandas das companhias aéreas, agentes de viagens, provedores de tecnologia e, mais importante, os consumidores”, ressalta Ebner.“Ao considerar que, em valor, aproximadamente 60% das vendas de passagens que ocorrem no mundo são feitas por meio de agências, o NDC trará muito mais economia e agilidade na hora do atendimento”, defende. O diretor explica que todas as etapas da pesquisa podem ser feitas de forma anônima, de acordo com as normas internacionais de privacidade.
Segundo o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner, o NDC oferece aos consumidores mais informações sobre o que estão comprando, com a comparação de ofertas das aéreas e acesso a toda a variedade de produtos, as ancillaries, ou extras. Assim, as possibilidades oferecidas pelo NDC vão desde a escolha de embarque prioritário, tipos especiais de assento, espaçamento para as pernas, refeições e bebidas a bordo, até a contratação de serviços personalizados, como acesso a salas vips em aeroportos ou translado em limusine, que poderão ser feitos junto com a compra de passagens.
“A distribuição de passagens no mundo já está mudando e estamos convencidos de que o novo padrão de comunicação apoiará o mercado para atender novas demandas das companhias aéreas, agentes de viagens, provedores de tecnologia e, mais importante, os consumidores”, ressalta Ebner.“Ao considerar que, em valor, aproximadamente 60% das vendas de passagens que ocorrem no mundo são feitas por meio de agências, o NDC trará muito mais economia e agilidade na hora do atendimento”, defende. O diretor explica que todas as etapas da pesquisa podem ser feitas de forma anônima, de acordo com as normas internacionais de privacidade.