Biaphra Galeno   |   26/12/2013 12:57

Aumento de vendas no Natal foi menor desde 2003

As vendas para o Natal cresceram 2,7% em todo o País na semana da data (18 a 24 de dezembro), na comparação com igual período do ano anterior. Foi o resultado mais fraco desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento.

As vendas para o Natal cresceram 2,7% em todo o País na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano anterior. Foi o resultado mais fraco desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento. No fim de semana que antecedeu o Natal (20 a 22 de dezembro), por sua vez, as vendas subiram 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2012 (21 a 23 de dezembro).

Na capital paulista, as vendas para o Natal acompanharam o ritmo nacional, crescendo 2,4% na semana da data e 1,8% no final de semana. Segundo os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito, determinado pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais fraco das vendas de natal. O elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também contribuíram para o resultado.

METODOLOGIA
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro e comparadas às consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2012; e as do período de 20 a 22 de dezembro de 2013, e comparadas às do período de 21 a 23 de dezembro de 2012.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados