ONG seleciona e ajuda projetos sustentáveis de turismo
Foi lançado hoje o primeiro projeto de crowdfunding do turismo brasileiro. É o Garupa, que tem Rui Alves, da Gapnet, como um dos idealizadores/mantenedores, e cujo objetivo é tentar viabilizar verbas de doações coletivas (crowdfunding) para a realização de projetos de turismo sustentáveis
Foi lançado hoje o primeiro projeto de crowdfunding do turismo brasileiro. É o Garupa, que tem Rui Alves, da Gapnet, como um dos idealizadores/mantenedores, e cujo objetivo é tentar viabilizar verbas de doações coletivas (crowdfunding) para a realização de projetos de turismo sustentáveis selecionados pela ONG.
Ao acessar o site garupa.juntos.com.vc o visitante encontrará oito projetos já disponíveis. “Nosso objetivo na Garupa é conectar pequenos empreendedores que tenham projetos inspiradores a pessoas que querem financiar iniciativas por um turismo mais consciente e responsável”, diz Demian Takahashi, diretor-executivo da organização.
O site traz vídeos com a história dos empreendedores e seus projetos e pode ser compartilhado, para que a rede pessoal de cada um fique sabendo da iniciativa e possa contribuir com os projetos. Para doar, basta escolher uma faixa de preço e fazer a transação pelo próprio site. O dinheiro só é repassado ao dono do projeto caso 100% do valor seja atingido no prazo da campanha, que dura no máximo 60 dias. Se o total necessitado não for conseguido, o dinheiro retorna ao doador.
Como em outros portais de financiamento coletivo (crowdfunding), o empreendedor promete uma recompensa para cada faixa de valor doado, para selar a conexão entre apoiador e apoiado. Na Garupa, as recompensas podem ser desde uma receita da culinária tradicional daquela comunidade ou um suvenir artesanal até a viagem em questão. “Apoiar um projeto financiado coletivamente na Garupa é mais do que somente doar dinheiro, é dar o seu apoio moral à iniciativa, e sinalizar que é aquele o tipo turismo que você quer vivenciar e ver florescer no Brasil”, declara Takahashi.
Para inscrever um projeto, basta descrevê-lo em um formulário do site. A equipe da Garupa, então, avalia cadaum e entra em contato com os autores. Se a iniciativa estiver em acordo com critérios básicos da Garupa (sustentabilidade da operação, qualidade de experiência turística oferecida e impacto social, entre outros), ele pode ir ao ar – e contar com a consultoria da equipe Garupa em detalhes de sua formatação, em sua comunicação e/ou na campanha de crowdfunding. A Garupa não cobra nada do empreendedor para veicular o projeto, e também não cobra comissão sobre os valores doados. O financiamento da plataforma se dá por cotas de patrocínio de empresas que querem apoiar o turismo sustentável no Brasil.
Rui Alves, da Gapnet, espera que o próprio trade se engaje no financiamento de projetos e da própria ONG. “O projeto não tem fins lucrativos e visa ajudar no desenvolvimento das comunidades por meio de projetos sustentáveis de turismo. Há projetos muito interessantes nesse lançamento e acredito que a adesão do trade será muito boa”, disse ao Portal PANROTAS.
Site: garupa.juntos.com.vc.
Ao acessar o site garupa.juntos.com.vc o visitante encontrará oito projetos já disponíveis. “Nosso objetivo na Garupa é conectar pequenos empreendedores que tenham projetos inspiradores a pessoas que querem financiar iniciativas por um turismo mais consciente e responsável”, diz Demian Takahashi, diretor-executivo da organização.
O site traz vídeos com a história dos empreendedores e seus projetos e pode ser compartilhado, para que a rede pessoal de cada um fique sabendo da iniciativa e possa contribuir com os projetos. Para doar, basta escolher uma faixa de preço e fazer a transação pelo próprio site. O dinheiro só é repassado ao dono do projeto caso 100% do valor seja atingido no prazo da campanha, que dura no máximo 60 dias. Se o total necessitado não for conseguido, o dinheiro retorna ao doador.
Como em outros portais de financiamento coletivo (crowdfunding), o empreendedor promete uma recompensa para cada faixa de valor doado, para selar a conexão entre apoiador e apoiado. Na Garupa, as recompensas podem ser desde uma receita da culinária tradicional daquela comunidade ou um suvenir artesanal até a viagem em questão. “Apoiar um projeto financiado coletivamente na Garupa é mais do que somente doar dinheiro, é dar o seu apoio moral à iniciativa, e sinalizar que é aquele o tipo turismo que você quer vivenciar e ver florescer no Brasil”, declara Takahashi.
Para inscrever um projeto, basta descrevê-lo em um formulário do site. A equipe da Garupa, então, avalia cadaum e entra em contato com os autores. Se a iniciativa estiver em acordo com critérios básicos da Garupa (sustentabilidade da operação, qualidade de experiência turística oferecida e impacto social, entre outros), ele pode ir ao ar – e contar com a consultoria da equipe Garupa em detalhes de sua formatação, em sua comunicação e/ou na campanha de crowdfunding. A Garupa não cobra nada do empreendedor para veicular o projeto, e também não cobra comissão sobre os valores doados. O financiamento da plataforma se dá por cotas de patrocínio de empresas que querem apoiar o turismo sustentável no Brasil.
Rui Alves, da Gapnet, espera que o próprio trade se engaje no financiamento de projetos e da própria ONG. “O projeto não tem fins lucrativos e visa ajudar no desenvolvimento das comunidades por meio de projetos sustentáveis de turismo. Há projetos muito interessantes nesse lançamento e acredito que a adesão do trade será muito boa”, disse ao Portal PANROTAS.
Site: garupa.juntos.com.vc.