Apple e Google são as marcas mais valiosas do mundo
A consultoria de marcas Interbrand divulgou hoje seu ranking das marcas mais valiosas do mundo (Best Global Brands) e a grande surpresa é a liderança da Apple, que tirou a Coca-Cola do primeiro lugar, posto que ocupou por 13 anos consecutivos.
A consultoria de marcas Interbrand divulgou hoje seu ranking das marcas mais valiosas do mundo (Best Global Brands) e a grande surpresa é a liderança da Apple, que tirou a Coca-Cola do primeiro lugar, posto que ocupou por 13 anos consecutivos. A marca de refrigerantes pulou para o terceiro lugar, dando espaço para outra empresa de tecnologia, o Google.
Nenhuma empresa brasileira conseguiu ter valor global suficiente para ingressar na lista. Algumas possuem valor financeiro, porém não tem presença global e vice-versa. A Interbrand acredita que é só uma questão de tempo para que nossas marcas estejam entre as mais valiosas do mundo, se investirem em um processo de internacionalização.
“Temos visto que os líderes das marcas brasileiras estão cada vez mais atentos ao mercado internacional, adequando suas estratégias para desbravar novos territórios. O que era antes uma alternativa, se torna um direcionamento estratégico, fazendo com que a presença de uma marca brasileira no ranking Best Global Brands seja uma possibilidade real, em um breve futuro”, disse Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil.
Hoje, o valor da marca Apple é de US$ 98.3 bilhões – quase 18 vezes maior do que em 2000. O crescimento meteórico do valor da marca é explicado pela Interbrand devido à experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. Por manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os seus desejos e buscar novos desafios em design e performance.
Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a Apple faz história ultrapassando a Coca-Cola e se tornando a marca mais valiosa do relatório da Interbrand em 2013.
“De vez em quando, uma marca muda a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência. É por isso que, após 13 anos da Coca-Cola no topo do Best Global Brands, a Apple agora ocupa o #1”, afirma Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.
ESTREIAS
Três marcas estrearam no ranking em 2013, a Discovery (70), a Duracell (85) e a Chevrolet (79).
As marcas que mais aumentaram seu valor de marca em 2013 foram Facebook (52), Google (2), Prada (72), Apple (1) e Amazon (19), com crescimentos de 27% a 43%.
Outro destaque foram as marcas de tecnologia, hoje o setor mais valioso, totalizando US$ 443,154 bilhões. Entre as top 10 marcas deste ano, sete são do setor de tecnologia. Além disso, quatro marcas do setor estão entre as cinco que mais cresceram em valor: Facebook (#52, +43%), Google (#2, +34%), Apple (#1, +28%), e Amazon, (#19, +27%).
Alguns que já lideraram nessa categoria, deixaram a lista, como a Yahoo e Blackberry. Ainda em tecnologia, a Nokia (#57, -65%) apresentou o maior declínio no valor de marca na história do Best Global Brands. Nintendo (#67, -14%) e Dell (#61, -10%) também mostraram declínio.
LUXO
Sete das 100 marcas mais valiosas são do setor de luxo, e cada uma aumentou seu valor de marca em 5% ou mais. As top marcas de luxo de 2013 incluem Louis Vuitton (#17, +6%), Gucci (#38, +7%), Hermès (#54, +23%), Cartier (#60, +26%), Prada (#72, +30%), Tiffany & Co. (#75, +5%) e Burberry (#77, +20%). O principal motor para o crescimento do luxo é provavelmente um sentimento renovado de confiança do consumidor. O aumento da abertura de lojas – principalmente nos EUA e na China – mostram com clareza o foco do setor de luxo em conectar as suas experiências de marca nos ambientes físico e digital.
Nenhuma empresa de turismo entrou na lista, mas a Disney (classificada como mídia), a America Express (do setor financeiro), entre outras, têm forte ligação com o setor.
TOP 100
1 – Apple
2 – Google
3 – Coca-Cola
4 – IBM
5 – Microsoft
6 – GE
7 – McDonalds
8 – Samsung
9 – Intel
10 – Toyota
11 – Mercedes-Benz
12 – BMW
13 – Cisco
14 – Disney
15 – HP
16 – Gillette
17 – Louis Vuitton
18 – Oracle
19 – Amazon
20 – Honda
21 – H&M
22 – Pepsi
23 – American Express
24 – Nile
25 – SAP
26 – Ikea
27 – UPS
28 – eBay
29 – Pampers
30 – Kellogs
31 – Budweiser
32 – HSBC
33 – J.P. Morgan
34 – Volkswagen
35 – Canon
36 – Zara
37 – Nescafé
38 – Gucci
39 – Loreal
40 – Philips
41 – Accenture
42 – Ford
43 – Hyundai
44 – Goldman Sachs
45 – Siemens
46 – Sony
47 – Thomson Reuters
48 – Citi
49 – Danone
50 – Colgate
51 – Audi
52 – Facebook
53 – Heinz
54 – Hermès
55 – Adidas
56 – Nestlé
57 – Nokia
58 – Caterpillar
59 – Axa
60 – Cartier
61 – Dell
62 – Xerox
63 – Allianz
64 – Porsche
65 – Nissa
66 – KFC
67 – Nintendo
68 – Panasonic
69 – Sprite
70 – Discovery
71 – Morgan Stanley
72 – Prada
73 – Shell
74 – Visa
75 – Tiffany & Co.
76 – 3M
77 – Burberry
78 – MTV
79 – Adobe
80 – John Deere
81 – Johnson & Johnson
82 – Johnnie Walker
83 – Kia
84 – Santander
85 – Duracell
86 –Jack Daniels
87 – Avon
88 – Ralph Lauren
89 – Chevrolet
90 – Kleenex
91 – Starbucks
92 – Heineken
93 – Corona
94 – Pizza Hut
95 – Smirnoff
96 – Harley Davidson
97 – Mastercard
98 –Ferrari
99 – Moet & Chandon
100 – Gap
Saiba mais em www.bestglobalbrands.com ou no blog www.interbrandsp.com.br.
Nenhuma empresa brasileira conseguiu ter valor global suficiente para ingressar na lista. Algumas possuem valor financeiro, porém não tem presença global e vice-versa. A Interbrand acredita que é só uma questão de tempo para que nossas marcas estejam entre as mais valiosas do mundo, se investirem em um processo de internacionalização.
“Temos visto que os líderes das marcas brasileiras estão cada vez mais atentos ao mercado internacional, adequando suas estratégias para desbravar novos territórios. O que era antes uma alternativa, se torna um direcionamento estratégico, fazendo com que a presença de uma marca brasileira no ranking Best Global Brands seja uma possibilidade real, em um breve futuro”, disse Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil.
Hoje, o valor da marca Apple é de US$ 98.3 bilhões – quase 18 vezes maior do que em 2000. O crescimento meteórico do valor da marca é explicado pela Interbrand devido à experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. Por manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os seus desejos e buscar novos desafios em design e performance.
Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a Apple faz história ultrapassando a Coca-Cola e se tornando a marca mais valiosa do relatório da Interbrand em 2013.
“De vez em quando, uma marca muda a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência. É por isso que, após 13 anos da Coca-Cola no topo do Best Global Brands, a Apple agora ocupa o #1”, afirma Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.
ESTREIAS
Três marcas estrearam no ranking em 2013, a Discovery (70), a Duracell (85) e a Chevrolet (79).
As marcas que mais aumentaram seu valor de marca em 2013 foram Facebook (52), Google (2), Prada (72), Apple (1) e Amazon (19), com crescimentos de 27% a 43%.
Outro destaque foram as marcas de tecnologia, hoje o setor mais valioso, totalizando US$ 443,154 bilhões. Entre as top 10 marcas deste ano, sete são do setor de tecnologia. Além disso, quatro marcas do setor estão entre as cinco que mais cresceram em valor: Facebook (#52, +43%), Google (#2, +34%), Apple (#1, +28%), e Amazon, (#19, +27%).
Alguns que já lideraram nessa categoria, deixaram a lista, como a Yahoo e Blackberry. Ainda em tecnologia, a Nokia (#57, -65%) apresentou o maior declínio no valor de marca na história do Best Global Brands. Nintendo (#67, -14%) e Dell (#61, -10%) também mostraram declínio.
LUXO
Sete das 100 marcas mais valiosas são do setor de luxo, e cada uma aumentou seu valor de marca em 5% ou mais. As top marcas de luxo de 2013 incluem Louis Vuitton (#17, +6%), Gucci (#38, +7%), Hermès (#54, +23%), Cartier (#60, +26%), Prada (#72, +30%), Tiffany & Co. (#75, +5%) e Burberry (#77, +20%). O principal motor para o crescimento do luxo é provavelmente um sentimento renovado de confiança do consumidor. O aumento da abertura de lojas – principalmente nos EUA e na China – mostram com clareza o foco do setor de luxo em conectar as suas experiências de marca nos ambientes físico e digital.
Nenhuma empresa de turismo entrou na lista, mas a Disney (classificada como mídia), a America Express (do setor financeiro), entre outras, têm forte ligação com o setor.
TOP 100
1 – Apple
2 – Google
3 – Coca-Cola
4 – IBM
5 – Microsoft
6 – GE
7 – McDonalds
8 – Samsung
9 – Intel
10 – Toyota
11 – Mercedes-Benz
12 – BMW
13 – Cisco
14 – Disney
15 – HP
16 – Gillette
17 – Louis Vuitton
18 – Oracle
19 – Amazon
20 – Honda
21 – H&M
22 – Pepsi
23 – American Express
24 – Nile
25 – SAP
26 – Ikea
27 – UPS
28 – eBay
29 – Pampers
30 – Kellogs
31 – Budweiser
32 – HSBC
33 – J.P. Morgan
34 – Volkswagen
35 – Canon
36 – Zara
37 – Nescafé
38 – Gucci
39 – Loreal
40 – Philips
41 – Accenture
42 – Ford
43 – Hyundai
44 – Goldman Sachs
45 – Siemens
46 – Sony
47 – Thomson Reuters
48 – Citi
49 – Danone
50 – Colgate
51 – Audi
52 – Facebook
53 – Heinz
54 – Hermès
55 – Adidas
56 – Nestlé
57 – Nokia
58 – Caterpillar
59 – Axa
60 – Cartier
61 – Dell
62 – Xerox
63 – Allianz
64 – Porsche
65 – Nissa
66 – KFC
67 – Nintendo
68 – Panasonic
69 – Sprite
70 – Discovery
71 – Morgan Stanley
72 – Prada
73 – Shell
74 – Visa
75 – Tiffany & Co.
76 – 3M
77 – Burberry
78 – MTV
79 – Adobe
80 – John Deere
81 – Johnson & Johnson
82 – Johnnie Walker
83 – Kia
84 – Santander
85 – Duracell
86 –Jack Daniels
87 – Avon
88 – Ralph Lauren
89 – Chevrolet
90 – Kleenex
91 – Starbucks
92 – Heineken
93 – Corona
94 – Pizza Hut
95 – Smirnoff
96 – Harley Davidson
97 – Mastercard
98 –Ferrari
99 – Moet & Chandon
100 – Gap
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