Maria Izabel Reigada   |   06/06/2013 12:09

Turismo fatura mais e reajusta preços em 2012

2012 não foi tão genoroso quanto o ano anterior com os empresários de turismo no Brasil, apesar de ter sido um bom ano, com as 80 maiores empresas do setor aumentando seu faturamento em 13,1%. Isso é o que aponta a nona

2012 não foi tão genoroso quanto o ano anterior com os empresários de turismo no Brasil, apesar de ter sido um bom ano, com as 80 maiores empresas do setor aumentando seu faturamento em 13,1%. Isso é o que aponta a nona edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), elaborada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo. A pesquisa é uma radiografia do setor por meio de 80 empresas de nove setores da cadeia de turismo. Juntas, essas empresas faturaram R$ 57,6 bilhões em 2012, empregando 115 mil pessoas nos 27 Estados do País.

Embora o faturamento tenha aumentado 13,1% em relação a 2011, quando havia crescido 18,3%, nacomparação com os resultados de 2010, as empresas de turismo registraram uma recuperação de preços maior no ano passado. Segundo a pesquisa, os preços foram reajustados em 9,6% - no ano anterior esse reajuste havia sido de 7%. Os custos dessas empresas, no entanto, também subiram mais em 2012 que no ano anterior, com aumento de 12%. Em 2011, os custos das 80 empresas tinham sido reajustados em 9,9%. Para este ano, a expectativa dos empresários é de que os preços de seus produtos e serviços aumentem 3,8%, enquanto os custos devem crescer 4,7%. O faturamento, no entato, pode crescer até 7,5%, segundo previsão dos entrevistados. “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”, analisou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

De modo geral, a pesquisa mostrou que os empresários consideraram satisfatório o desempenho da economia brasileira em 2012, ressaltando que o aquecimento do turismo por conta dos grandes eventos já se fez notar. Isso aparece refletido no fato de que 93% das empresas apostam na ampliação dos negócios neste ano. Elas representam 22% da economia do turismo no Brasil. “A pesquisa é um instrumento valiosíssimo par a análise da economia do turismo, já que ouvimos nela as vozes dos principais empresários do setor no Brasil”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco de Salles Lopes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados