Artur Luiz Andrade   |   09/04/2013 14:11

“Construam resorts para a terceira idade”

São os jovens viciados em mídias sociais que vão governar o mundo nas próximas décadas? Muito dificilmente, segundo previram alguns futurólogos no primeiro dia do Global Summit do WTTC, em Abu Dhabi, nesta terça-feira

ABU DAHBI – São os jovens viciados em mídias sociais que vão governar o mundo nas próximas décadas? Muito dificilmente, segundo previram alguns futurólogos no primeiro dia do Global Summit do WTTC, em Abu Dhabi, nesta terça-feira. A população mundial está envelhecendo e os nascimentos estão em ritmo menor, por diversos fatores, incluindo a queda na fertilidade e as crises econômicas, e de acordo com eles são os mais velhos que vão mandar no mundo.

Ian Goldin, da Universidade de Oxford, disse que, depois de mil anos, o PIB mundial cresce de forma mais acelerada que a taxa de natalidade. A pergunta é: isso será sustentável? Há mil anos não fooi e a população voltou a passar o crescimento do PIB. Agora, ele prevê que a era da juventude está chegando ao fim. “Façam resorts para a terceira idade”, recomendou ele.

O futurólogo também defendeu como tendências no turismo a mudança na origem dos viajantes, seja por problemas econômicos ou por desenvolvimento tardio de alguns mercados; um maior rigor com a reputação das empresas (especialmente por causa da velocidade da internet, que pode espalhar pelo mundo a imagem de uma barata em um quarto de hotel); e o risco de alguns destinos exagerarem em taxações e cobrança de impostos de turistas e empresas de turismo, fazendo com que o fluxo mude. Também destacou a questão da necessidade de lideranças.

Seu colega no painel sobre tendências para o turismo, Daniel Stelter, do Boston Consulting Group, começou sua apresentação com um alerta sobre a economia do planeta. “O que vimos em Chipre vai se repetir. Os europeus vão ter de economizar. Os destinos devem se programar para isso”.

Foi Stelter que ressaltou que as tendências e mudanças que vêm por aí podem beneficiar a indústria como um todo, mas não qualquer tipo de negócio. “Desenhe seu próprio futuro”, foi o conselho aos que se sentirem mais ameaçados, como os agentes de viagens e operadores, muitas vezes substituídos pela venda direta com os fornecedores.

Algumas tendências apontadas por ele incluíram viagens mais curtas por conta das crises; relevância da segurança e do valor do que se compra (atenção aos problemas de infraestrutura e ao custo da energia); e o nicho das viagens verdes. A desintermediação, por causa da tecnologia, também é uma tendência, assim como a venda multicanal, o que significa que há mercado para todo tipo de meio que o cliente decidir prestigiar.

Completaram o painel Jonathan Porritt, falando da importância do turismo abraçar a causa de um planeta mais sustentável, para não virar a indústria que mais destrói recursos naturais, e Sandy Douglas, da Coca-Cola, que ressaltou o papel e o poder do consumidor nos dias de hoje.

LONDRES
O presidente da Marriott International, Arne Sorensen, ao comentar o painel, ao lado de Gordon Wilson, da Travelport, destacou a importância de os destinos dizerem ao mundo que querem receber bem os turistas, que eles são bem-vindos. E citou a proposta de taxação das viagens a partir de Heathrow, em Londres. “As viagens vão continuar acontecendo se houver mais impostos, mas para outros destinos, não para Londres”.

Confira no álbum anexo fotos do primeiro dia do Global Summit da WTTC em Abu Dhabi.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do WTTC, Tap e Etihad, com proteção GTA

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