Varejo brasileiro vendeu 7,7% mais em janeiro
A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard, lançou hoje, no Brasil, o Spending Pulse, índice que fornece análise macroeconômica do desempenho do varejo e do consumo no País.
A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard, lançou hoje, no Brasil, o Spending Pulse, índice que fornece análise macroeconômica do desempenho do varejo e do consumo no País. O relatório utiliza informações de dados anônimos transacionais para oferecer insights sobre tendências de consumo e ajudar varejistas, investidores, emissores de cartões, bancos e agências do governo no processo de tomada de decisão.
O primeiro Spending Pulse do ano mostrou um crescimento de 7,7% nas vendas do varejo brasileiro em janeiro, se comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo a Mastercard, as análises do relatório levam a crer que este crescimento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da taxa de desemprego, que atingiu 4,6% em dezembro (IBGE). O desemprego no Brasil bateu recorde e atingiu seu nível mais baixo desde 2002, primeiro ano medição do IBGE. Este cenário, que inclui ainda o recebimento do 13º salário, impulsionou o consumo em janeiro de 2013.
“O Spending Pulse acrescentará muito valor às empresas, garantindo índices quase em tempo real que as ajudarão a enxergar o movimento do varejo com maior rapidez e eficiência. Entendemos a importância de oferecer conhecimento preciso, de forma rápida, que possa contribuir para que as companhias aumentem o retorno sobre seus investimentos", explica Sarah Quinlan, vice-presidente global de informações de mercado da Mastercard Advisors.
O Brasil é um dos países mais atraentes para expansão do varejo mundial devido ao crescimento da classe média e às altas taxas de consumo. De acordo com o IBGE, o consumo privado das famílias brasileiras representa aproximadamente 60% da economia do País. “O Spending Pulse já é um produto consolidado em mercados maduros e fonte de consulta para governos, estabelecimentos comerciais, investidores e emissores. O Brasil é o primeiro mercado emergente do mundo a lançar o índice, que certamente ajudará nossos clientes a melhor aproveitar as oportunidades apresentadas pelo varejo nacional”, declara Gilberto Caldart, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
O Spending Pulse no Brasil fornece uma visão dos gastos dos consumidores a partir da análise dos dados de transações processadas pela rede da Mastercard Brasil, que reúne 1,7 milhão de empresas em todo o País. O relatório brasileiro também oferece análises sobre os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção, bem como um índice global do varejo.
O primeiro Spending Pulse do ano mostrou um crescimento de 7,7% nas vendas do varejo brasileiro em janeiro, se comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo a Mastercard, as análises do relatório levam a crer que este crescimento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da taxa de desemprego, que atingiu 4,6% em dezembro (IBGE). O desemprego no Brasil bateu recorde e atingiu seu nível mais baixo desde 2002, primeiro ano medição do IBGE. Este cenário, que inclui ainda o recebimento do 13º salário, impulsionou o consumo em janeiro de 2013.
“O Spending Pulse acrescentará muito valor às empresas, garantindo índices quase em tempo real que as ajudarão a enxergar o movimento do varejo com maior rapidez e eficiência. Entendemos a importância de oferecer conhecimento preciso, de forma rápida, que possa contribuir para que as companhias aumentem o retorno sobre seus investimentos", explica Sarah Quinlan, vice-presidente global de informações de mercado da Mastercard Advisors.
O Brasil é um dos países mais atraentes para expansão do varejo mundial devido ao crescimento da classe média e às altas taxas de consumo. De acordo com o IBGE, o consumo privado das famílias brasileiras representa aproximadamente 60% da economia do País. “O Spending Pulse já é um produto consolidado em mercados maduros e fonte de consulta para governos, estabelecimentos comerciais, investidores e emissores. O Brasil é o primeiro mercado emergente do mundo a lançar o índice, que certamente ajudará nossos clientes a melhor aproveitar as oportunidades apresentadas pelo varejo nacional”, declara Gilberto Caldart, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
O Spending Pulse no Brasil fornece uma visão dos gastos dos consumidores a partir da análise dos dados de transações processadas pela rede da Mastercard Brasil, que reúne 1,7 milhão de empresas em todo o País. O relatório brasileiro também oferece análises sobre os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção, bem como um índice global do varejo.