Alex Souza   |   14/05/2012 13:36

Aérea portuguesa pode voar para Salvador em junho

A companhia aérea portuguesa Sata está finalizando os preparativos para iniciar um voo semanal entre Açores e Salvador, com escala em Lisboa

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO DO PORTAL PANROTAS EM PORTUGAL

A companhia aérea portuguesa Sata está finalizando os preparativos para iniciar um voo semanal entre Açores e Salvador, com escala em Lisboa. De acordo com secretário de Turismo da Bahia e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, a expectativa é que a operação tenha início em 28 de junho. Confira abaixo entrevista concedida pelo dirigente ao Presstur:

Presstur - Vimos que recebeu representantes da Sata. O que está em preparação?
Domingos Leonelli - Nós nos comprometemos com todo o apoio institucional e eles estão se mobilizando junto à Anac. Também tiveram uma reunião com a Embratur e acho que as coisas estão andando. A nossa esperança é que no dia 28 de junho aconteça o primeiro voo.

Presstur - E é um voo regular?
Leonelli - É um voo regular.

Presstur - Quantas vezes por semana?
Leonelli - A ideia inicial é fazer um voo por semana.

Presstur - Em concorrência com a Tap?
Leonelli - A Tap não tem concorrência. Tenho a impressão que é uma coisa complementar. A Tap é nossa parceira fundamental, tem sido uma parceira da Bahia muito importante não só para Portugal como para toda a Europa. Nós temos feito vários workshops e roadshows com a Tap em diversos países, principalmente em Espanha, Itália e França, e tenho a certeza que isso vai ajudar tanto o fluxo de Portugal para a Bahia quanto da Europa para a Bahia.

Presstur - Quando diz que deram todo o apoio institucional significa apoio para a autorização pela Anac?
Leonelli - Também. A Senadora [eleita pela Bahia] Lídice da Mata já ligou para o presidente da Anac pedindo pressa na decisão, e o nosso governador, Jacques Wagner, também já se envolveu. Estamos solicitando às autoridades federais que façam da maneira mais rápida possível essa movimentação.

Presstur - E também vão apoiar em termos de promoção?
Leonelli - Vamos ter atividades promocionais conjuntas com a Sata diretamente, promovendo o destino Bahia em Portugal e nos Açores, especificamente.

Presstur
- O voo começa nos Açores?
Leonelli - O voo começa nos Açores e tem também Lisboa - Salvador.

Presstur - E tem expectativa de mais voos de Portugal, especificamente charters?
Leonelli - A nossa diretoria de Relações Internacionais está negociando algumas hipóteses de voos charters que complementem. Mas nós temos menos necessidade de charters com Portugal, porque a Tap cobre bem. Então os operadores têm preferido bloquear lugares na Tap. O que nós desejamos muito é que a Tap também aumente o número de frequências para Salvador. Esse voo da Sata pode ser uma demonstração para a Tap de que o mercado comporta [mais voos].

Presstur - Uma espécie de “lição”?
Leonelli - Não, não, a Tap não precisa de “lição” nenhuma. A Tap nos dá “lições” de competência, mas achamos que é um estímulo ao mercado, que é o papel do Estado. O nosso papel não é encher voos, mas estimular, promover o destino Bahia para facilitar e fortalecer esse trabalho que a Tap já vem realizando. Nós temos perfeita consciência do imenso papel que a Tap tem exercido ao longo de décadas para a Bahia. Lisboa constituiu-se no hub para a Europa dos baianos e brasileiros. E a Sata é muito bem vinda, estamos dando todo o apoio e todo o estímulo, mas sem em qualquer momento estabelecer paralelos ou comparativos com a Tap, que tem um lugar muito especial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados