Pesquisa mostra o que agências pensam das ancillaries
As ancillaries, que em português são conhecidas como serviços adicionais, ou complementares, foram tema da pesquisa realizada pelo Travelport com 610 agências de viagens de vários países, entre eles o Brasil.
As ancillaries, que em português são conhecidas como serviços adicionais, ou complementares, foram tema da pesquisa realizada pelo Travelport com 610 agências de viagens de vários países, entre eles o Brasil. A pesquisa mostra que, embora as companhias aéreas vejam nas tarifas cobradas por serviços separados a possibilidade de que representem até 35% da receita, no longo prazo, os agentes de viagens são reticentes em relação a oferecer os serviços adicionais a seus clientes.
Questionados sobre o impacto que a desagregação tarifária das companhias aéreas causou em seus negócios, 62% dos agentes disseram que há muita confusão, porque cada companhia aérea tem modelo próprio de ancillaries. Para 58% dos agentes, a novidade “é mais trabalhosa para os agentes, prejudicando a produtividade”, e 54% disseram que é necessário oferecer esses adicionais para continuar sendo uma agência de viagens completa.
Um dado apontado na pesquisa foi o aumento do tempo – em até 29% - na venda de um bilhete aéreo que inclua serviços adicionais. Apesar disso, cerca de 27% dos bilhetes vendidos incluem algum serviço complementar, sendo o mais comum deles, segundo a pesquisa, os assentos preferenciais, seguidos em longa distância dos seguros de viagem, do despacho de bagagem e de upgrades.
A pesquisa do Travelport também perguntou se as agências cobravam ao vender os serviços complementares. 44% delas responderam que não e 31% disseram que esse custo já está embutido na tarifa cheia cobrada pelo serviço. O estudo mostra ainda que 77% das agências estariam interessadas em oferecer os serviços complementares se o processo para reservá-los fosse mais eficiente. Segundo o Travelport, mais da metade dos entrevistados são presidentes ou proprietários das agências.
Questionados sobre o impacto que a desagregação tarifária das companhias aéreas causou em seus negócios, 62% dos agentes disseram que há muita confusão, porque cada companhia aérea tem modelo próprio de ancillaries. Para 58% dos agentes, a novidade “é mais trabalhosa para os agentes, prejudicando a produtividade”, e 54% disseram que é necessário oferecer esses adicionais para continuar sendo uma agência de viagens completa.
Um dado apontado na pesquisa foi o aumento do tempo – em até 29% - na venda de um bilhete aéreo que inclua serviços adicionais. Apesar disso, cerca de 27% dos bilhetes vendidos incluem algum serviço complementar, sendo o mais comum deles, segundo a pesquisa, os assentos preferenciais, seguidos em longa distância dos seguros de viagem, do despacho de bagagem e de upgrades.
A pesquisa do Travelport também perguntou se as agências cobravam ao vender os serviços complementares. 44% delas responderam que não e 31% disseram que esse custo já está embutido na tarifa cheia cobrada pelo serviço. O estudo mostra ainda que 77% das agências estariam interessadas em oferecer os serviços complementares se o processo para reservá-los fosse mais eficiente. Segundo o Travelport, mais da metade dos entrevistados são presidentes ou proprietários das agências.