Intenção de consumo no Brasil cresce 2,5% em agosto
A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou estudo que pode significar boas notícias para o mercado de turismo no que diz respeito às compras de viagens. Isso porque a intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou 2,5% neste mês em relação a julho
A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou estudo que pode significar boas notícias para o mercado de turismo no que diz respeito às compras de viagens. Isso porque a intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou 2,5% neste mês em relação a julho deste ano e 1,9% na comparação com agosto de 2010, informou a Agência Brasil. Os dados fazem parte da pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias.
O crescimento foi maior na faixa de renda acima de dez salários mínimos. Neste caso, o índice de intenção de consumo aumentou 3,7% em relação a julho e 2% na comparação com agosto de 2010. Mas na faixa de renda abaixo de dez salários, também houve alta – de 2,2% e 1,8%, respectivamente.
Segundo o economista Bruno Fernandes, da CNC, este é o terceiro mês consecutivo com alta na intenção de consumo. A pesquisa também mostra que 53,7% dos entrevistados acham que o seu emprego é mais seguro do que o do ano passado, 65,5% têm perspectiva profissional positiva, 59,3% dizem ter renda melhor do que em 2010 e 64,2% acreditam que têm mais acesso ao crédito do que no ano anterior.
Com os dados da pesquisa de agosto, a previsão da CNC é que o volume de vendas no comércio varejista termine 2011 com um crescimento de 6%.
O crescimento foi maior na faixa de renda acima de dez salários mínimos. Neste caso, o índice de intenção de consumo aumentou 3,7% em relação a julho e 2% na comparação com agosto de 2010. Mas na faixa de renda abaixo de dez salários, também houve alta – de 2,2% e 1,8%, respectivamente.
Segundo o economista Bruno Fernandes, da CNC, este é o terceiro mês consecutivo com alta na intenção de consumo. A pesquisa também mostra que 53,7% dos entrevistados acham que o seu emprego é mais seguro do que o do ano passado, 65,5% têm perspectiva profissional positiva, 59,3% dizem ter renda melhor do que em 2010 e 64,2% acreditam que têm mais acesso ao crédito do que no ano anterior.
Com os dados da pesquisa de agosto, a previsão da CNC é que o volume de vendas no comércio varejista termine 2011 com um crescimento de 6%.