Karin, ex-Embratur, cria Fórum de Turismo no FB
Karin Luize de Carvalho criou um Fórum de Marketing de Turismo no Facebook e já conta com dezenas de profissionais no grupo. Veja abaixo o "desabafo" de Karin e a explicação sobre o projeto.
Karin Luize de Carvalho (foto) criou um Fórum de Marketing de Turismo no Facebook e já conta com dezenas de profissionais no grupo. Veja abaixo o "desabafo" de Karin e a explicação sobre o projeto.
"Tenho observado durante os últimos anos a evolução da promoção internacional do nosso País e de outros destinos sob várias perspectivas: dentro e fora do Brasil, e como parte da iniciativa pública (especialmente quando fui responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur em Frankfurt, para os mercados da Alemanha, Suíça, Áustria, Benelux, Escandinávia e Rússia) e privada. Vejo muitas ideias fantásticas surgirem – algumas que requerem investimentos maiores, outras que se baseiam simplesmente em criatividade e simplicidade.
Mas acima de tudo, o que tenho notado é que, na euforia do aquecimento do mercado interno – mesmo com a aproximação iminente da realização de eventos como a Copa do Mundo e a Olímpiada, a questão da promoção internacional do nosso País parece paradoxalmente estar se tornando cada vez menos prioritária. É inevitável fazer-se a pergunta “Como isso é possivel?”, e quando estendo a mesma a outros profissionais de turismo, ouço muitas vezes respostas frustradas, vazias ou lacônicas.
Dirijo atualmente algumas contas estratégicas de uma das maiores agências de Relações Públicas, Marketing e Eventos especializadas em turismo nas áreas da Alemanha, a BZ.COMM, para as quais sou responsável pelo planejamento de marketing e comunicação de algumas das principais contas internacionais da empresa.
Com todo acesso que tenho por aqui às mais interessantes e criativas campanhas (hoje trabalhamos com o atendimento a vários clientes para os mercados turísticos do mundo inteiro), fica difícil não querer “por a mão na massa”, especialmente quando temos hoje acesso a instrumentos tão práticos e rápidos de discussão, como o Facebook.
Então, ao invés de sentar e apenas criticar que nada tem sido feito, decidi criar o fórum para que pudéssemos visualizar melhor o que tem sido feito mundo afora, gerar novos conceitos promocionais (talvez mais eficientes que necessariamente custosos?) e discutir de maneira construtiva, focada e neutra, a efetividade de campanhas e ações promocionais atuais. O mais gratificante de tudo é ver a rápida e positiva repercussão do mesmo em tão pouco tempo, o que me faz ter certeza que essa é só a ponta do “iceberg” de boas ideias que irão surgir! "
Segue o endereço direto para quem tiver interesse pelo tema e quiser participar do fórum: www.facebook.com/groups/marketingturismo."
"Tenho observado durante os últimos anos a evolução da promoção internacional do nosso País e de outros destinos sob várias perspectivas: dentro e fora do Brasil, e como parte da iniciativa pública (especialmente quando fui responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo da Embratur em Frankfurt, para os mercados da Alemanha, Suíça, Áustria, Benelux, Escandinávia e Rússia) e privada. Vejo muitas ideias fantásticas surgirem – algumas que requerem investimentos maiores, outras que se baseiam simplesmente em criatividade e simplicidade.
Mas acima de tudo, o que tenho notado é que, na euforia do aquecimento do mercado interno – mesmo com a aproximação iminente da realização de eventos como a Copa do Mundo e a Olímpiada, a questão da promoção internacional do nosso País parece paradoxalmente estar se tornando cada vez menos prioritária. É inevitável fazer-se a pergunta “Como isso é possivel?”, e quando estendo a mesma a outros profissionais de turismo, ouço muitas vezes respostas frustradas, vazias ou lacônicas.
Dirijo atualmente algumas contas estratégicas de uma das maiores agências de Relações Públicas, Marketing e Eventos especializadas em turismo nas áreas da Alemanha, a BZ.COMM, para as quais sou responsável pelo planejamento de marketing e comunicação de algumas das principais contas internacionais da empresa.
Com todo acesso que tenho por aqui às mais interessantes e criativas campanhas (hoje trabalhamos com o atendimento a vários clientes para os mercados turísticos do mundo inteiro), fica difícil não querer “por a mão na massa”, especialmente quando temos hoje acesso a instrumentos tão práticos e rápidos de discussão, como o Facebook.
Então, ao invés de sentar e apenas criticar que nada tem sido feito, decidi criar o fórum para que pudéssemos visualizar melhor o que tem sido feito mundo afora, gerar novos conceitos promocionais (talvez mais eficientes que necessariamente custosos?) e discutir de maneira construtiva, focada e neutra, a efetividade de campanhas e ações promocionais atuais. O mais gratificante de tudo é ver a rápida e positiva repercussão do mesmo em tão pouco tempo, o que me faz ter certeza que essa é só a ponta do “iceberg” de boas ideias que irão surgir! "
Segue o endereço direto para quem tiver interesse pelo tema e quiser participar do fórum: www.facebook.com/groups/marketingturismo."