Rhaiane Sodré   |   14/03/2011 14:07

Balanço do carnaval carioca é positivo, diz secretário

Os dados oficiais do Carnaval 2011 do Rio de Janeiro comprovam que o evento se firma como a maior festa popular brasileira. Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (14), o secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, revelou que a expectativa de 750 mil turis

Os dados oficiais do carnaval 2011 do Rio de Janeiro comprovam que o evento se firma como a maior festa popular brasileira. Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, o secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, revelou que a expectativa de 750 mil turistas foi superada.

“Registramos 1 milhão de visitantes, sendo 700 mil nacionais, que geraram para o município uma receita de US$ 740 milhões durante os dias de folia. A ocupação hoteleira da cidade fechou em 96%, segundo a ABIH-RJ”, conta.

O número de pacotes de viagens vendidos para o carnaval do Rio teve aumento de 15% em comparação com o ano passado, de acordo com a Abav-RJ. A associação ainda aponta a presença de novos mercados internacionais, como Irã, Índia e Leste Europeu.

Em relação ao mercado nacional, a maior demanda foi dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Já pensando nas ações para 2012, Figueira de Mello destacou que algumas medidas serão implantadas, como a reforma de Sambódromo e do Terreirão do Samba. “Também queremos a aprovação de multas para os foliões mijões e aumentar o número de banheiros químicos. Em relação aos blocos de rua não serão aceitas novas solicitações e alguns serão revistos, principalmente os da Zona Sul da cidade, para que a vida dos moradores não seja muito afetada”, explica o secretário.

O secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, acredita que o Rio comprovou ter capacidade operacional para sediar grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016. "Foram 5 milhões de foliões na cidade, e a expectativa para o maior encontro esportivo é de 9 milhões. A cada ano o preparo é aperfeiçoado", declarou ele.

CARNAVAL EM NÚMEROS
A grande festa popular carioca movimenta diferentes setores. Confira abaixo alguns dados curiosos da folia.

Blocos - reuniram 4.877.900 foliões.
Banheiros químicos - ao longo de 22 dias de festa foram posicionados, higienizados e transportados 7,4 mil cabines.
Câmeras - foram utilizadas quase 500 para monitorar a festa e contribuir para a organização da mesma.
Ocorrências relacionadas ao patrulhamento em geral - queda de 58% com 89 ocorrências registradas.
Lixo - A Comlurb removeu 1,3 mil toneladas de lixo desde o desfile dos primeiros blocos, em fevereiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados