Felipe Niemeyer   |   26/03/2010 17:20

Pesquisa indica recuperação no turismo da Europa

Uma pesquisa realizada pelo grupo alemão de pesquisas GfK identificou que a demanda de férias para a temporada de verão 2010 na Europa se estabilizou, particularmente na Alemanha e no Reino Unido.

Uma pesquisa realizada pelo grupo alemão de pesquisas GfK identificou que a demanda de férias para a temporada de verão 2010 na Europa se estabilizou, particularmente na Alemanha e no Reino Unido – duas das maiores fontes do mercado de turismo europeu.

De acordo com o estudo, após uma queda geral nas reservas no último ano e meio, a indústria do turismo europeu apresenta sinais de recuperação. Na Alemanha, as reservas têm crescido nos últimos dois meses e, no final de janeiro de 2010, já registrava o mesmo nível alcançado no ano anterior.

No Reino Unido, a tendência de crescimento começou cedo e, como resultado, as vendas subiram cerca de 3%. No entanto, na Itália e na Holanda as reservas para o verão continuam em queda, ainda que mais ligeira em comparação ao ano passado.

A pesquisa da GfK também revela que o maior crescimento em reservas se observou para a Turquia e Egito, além dos cruzeiros, que atualmente veem sua popularidade crescer por toda a Europa. A Turquia é o segundo lugar preferido para férias dos ingleses, alemães e holandeses. Apesar das perdas significativas registradas em relação ao ano anterior, a Espanha se mantém em primeiro e a Grécia em terceiro no lugar das preferências. O Egito também tem conseguido manter a sua posição como um dos dez mais populares destinos de férias.

A grande restrição observada no mercado de férias encontra-se entre as famílias. As reservas analisadas para o verão de 2010 situam-se nitidamente abaixo da média de crescimento deste mercado, tanto no Reino Unido quanto na Alemanha. No verão do ano passado, as perdas relativas a reservas de família foram maiores que em qualquer dos outros grupos observados.

A insegurança financeira causada pela crise econômica afetou o comportamento dos consumidores de viagens na Europa, que se tornaram mais pacientes que anteriormente. Assim, o número de reservas “last minute” com um mês, ou menos, de intervalo entre compra e partida tem crescido na Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Holanda. Na Alemanha, por exemplo, diz a pesquisa as reservas “last minute” registraram um crescimento de 9% no último verão, enquanto que o volume total de reservas fechou com quase 3% a menos na mesma temporada. Contudo, os grandes vencedores de espontaneidade entre os europeus são os russos, seguidos dos italianos.

A análise da GfK é baseada, principalmente, nos dados de reservas das agências de viagens.

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