Alex Souza   |   26/01/2010 16:28

MTur quer melhorar dados sobre mão de obra no setor

No próximo sábado (dia 30), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da empresa Apoio 3, iniciará uma pesquisa com o objetivo de atualizar e melhorar os dados sobre a mão-de-obra gerada pela atividade turística no Brasil

No próximo sábado (dia 30), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da empresa Apoio 3, iniciará uma pesquisa com o objetivo de atualizar e melhorar os dados sobre a mão de obra gerada pela atividade turística no Brasil. A operacionalização do trabalho consiste no contato telefônico com representantes de 18 mil estabelecimentos que trabalham com alojamento, agenciamento de viagens, transporte de todas as modalidades, alimentação, auxílio e aluguel de transportes, cultura e lazer.

Atualmente, as informações do Ministério do Turismo, obtidas por intermédio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD), do IBGE, não distinguem o quanto da ocupação é gerada por turistas e por residentes. Na ligação telefônica, os representantes dos estabelecimentos serão estimulados, por exemplo, a informar a proporção de atendimentos feitos a turistas e a moradores do destino.

“Ao diferenciar os clientes do estabelecimento em turistas, a pesquisa fornecerá um diagnóstico dos empregos gerados pelo setor em cada Estado. Auxiliará, assim, na formulação de políticas que contribuirão para o desenvolvimento do setor, o que é interesse de todos os envolvidos”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Outros esclarecimentos sobre a pesquisa podem ser obtidos junto à coordenação do projeto, no tel. (61) 3315-5555.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados