Amigos e internet influenciam viagens de brasileiros
Pesquisa do MTur mostra que brasileiros priorizam opinião de amigos e informações da internet ao montar viagens pelo Brasil.
A pesquisa divulgada nesta manhã pelo Ministério do Turismo (Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiros) mostra ainda que além de viajarem mais pelo Brasil, os entrevistados estão satisfeitos com as viagens: 95,1% dos clientes avaliaram a viagem como boa ou ótima, sendo que 92,6% disseram ter intenção de voltar para o destino visitado. Os amigos e a internet foram apontados como as principais fontes de informação para escolher a viagem para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais. A maioria dos clientes atuais (65,7%) vê na família a melhor companhia para as viagens; 17% prefere viajar com amigos; 10,8%, sozinho; e 6,6% em grupo. Os entrevistados foram divididos em clientes atuais (que viajaram nos dois últimos anos) e potenciais (que disseram pretender fazê-lo).
Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. “Esse é um dado bastante positivo, pois mostra maior participação das classes com menor poder aquisitivo no turismo. Antes você tinha um turismo concentrado nas classes A e B. Agora, nosso desafio é criar produtos para esse novo público”, declarou o ministro Luiz Barretto.
Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. “Esse é um dado bastante positivo, pois mostra maior participação das classes com menor poder aquisitivo no turismo. Antes você tinha um turismo concentrado nas classes A e B. Agora, nosso desafio é criar produtos para esse novo público”, declarou o ministro Luiz Barretto.