Curitiba (PR) divulga pesquisa sobre público de eventos
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, apresentou dados sobre o perfil do público que assistiu à 18ª edição do Festival de Curitiba, de 17 a 29 de março passado
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, apresentou dados sobre o perfil do público que assistiu à 18ª edição do Festival de Curitiba, de 17 a 29 de março passado. “Os números nos permitem definir estratégias para a elaboração do calendário de eventos da cidade”, disse Juliana. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 29 de março. Participaram 16 pesquisadores e dois coordenadores, que entrevistaram 1.360 pessoas.
Neste ano, também foram realizadas pesquisas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), em março, e no Paraná Business Collection, em maio. Outros quatro eventos deverão receber a visita de equipes do Instituto até o fim do ano.
O levantamento apontou que 9,4% dos espectadores – aproximadamente 17 mil pessoas – são turistas; 85,1%, moradores de Curitiba; e 5,5%, da Região Metropolitana. Dos turistas brasileiros que acompanharam o evento, 21,1% são do Rio de Janeiro; 20,3% de São Paulo; e 16,4% de Santa Catarina. O restante é do interior do Paraná, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Pernambuco.
A França é o maior polo emissor internacional de turistas para o festival, com 2,3% do total. Em seguida, empatados com 0,8%, estão Colômbia, Inglaterra, Japão, México, Paraguai. A maioria dos turistas (68%) procurou outros atrativos para conhecer na cidade, como bares (56,3%), restaurantes (49,4%) e exposições (29,9%). As mulheres são maioria (56%) do público que acompanhou as apresentações do festival. A faixa etária predominante ficou entre 25 e 34 anos (33,2%); 39,3% do público tem ensino superior completo e renda mensal entre R$ 1,6 mil e R$ 3 mil (23,2%), seguida pela faixa de renda de R$ 3 mil a R$ 6 mil (21,2%).
“Como já imaginávamos, o festival é um evento importante para movimentar a economia da cidade”, afirmou Juliana.
Neste ano, também foram realizadas pesquisas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), em março, e no Paraná Business Collection, em maio. Outros quatro eventos deverão receber a visita de equipes do Instituto até o fim do ano.
O levantamento apontou que 9,4% dos espectadores – aproximadamente 17 mil pessoas – são turistas; 85,1%, moradores de Curitiba; e 5,5%, da Região Metropolitana. Dos turistas brasileiros que acompanharam o evento, 21,1% são do Rio de Janeiro; 20,3% de São Paulo; e 16,4% de Santa Catarina. O restante é do interior do Paraná, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Pernambuco.
A França é o maior polo emissor internacional de turistas para o festival, com 2,3% do total. Em seguida, empatados com 0,8%, estão Colômbia, Inglaterra, Japão, México, Paraguai. A maioria dos turistas (68%) procurou outros atrativos para conhecer na cidade, como bares (56,3%), restaurantes (49,4%) e exposições (29,9%). As mulheres são maioria (56%) do público que acompanhou as apresentações do festival. A faixa etária predominante ficou entre 25 e 34 anos (33,2%); 39,3% do público tem ensino superior completo e renda mensal entre R$ 1,6 mil e R$ 3 mil (23,2%), seguida pela faixa de renda de R$ 3 mil a R$ 6 mil (21,2%).
“Como já imaginávamos, o festival é um evento importante para movimentar a economia da cidade”, afirmou Juliana.