Felipe Niemeyer   |   25/06/2009 13:10

Abav pede cautela a estaduais sobre a Gripe A

A Abav Nacional distribuiu um comunicado interno aos presidentes da estaduais como uma orientação para entrevistas relacionadas à proliferação da Gripe A (H1N1).

A Abav Nacional distribuiu um comunicado interno aos presidentes da estaduais como uma orientação para entrevistas relacionadas à proliferação da Gripe A (H1N1) e restrições a viagens. No comunicado, a Abav pede cautela com o que será dito à imprensa em relação a restrições de viagens, para que não haja maiores danos ao setor. Leia abaixo a carta na íntegra.

“Prezado (a) Presidente,

No momento em que o secretário de Saúde sugere que os brasileiros não viagem à Argentina e Chile por conta da gripe suína, pedimos a cautela de todos no que será dito à imprensa. Vale lembrar que a recomendação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem maior ênfase para pessoas maiores de 60 anos, gestantes, crianças de até 2 anos e pacientes imunodeprimidos.

Como todos sabem, essa declaração pode trazer sérios danos para o setor, já que estamos em plena alta temporada e no início das férias escolares.

A Organização Mundial de Saúde disse que não há recomendação para evitar viagens e alerta ainda que a aplicação da medida não interromperá a proliferação da gripe suína no Brasil. Entretanto, precisamos aguardar o pronunciamento das autoridades do Chile e Argentina e, também, do Ministro do Turismo.

Em todas as entrevistas até o momento, estamos dizendo que compreendemos a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de SP, endossada pelo Ministro da Saúde, como uma sugestão para o adiamento das viagens e não para o cancelamento das mesmas.

Ressaltamos ainda que, quando o foco da doença foi divulgado no Brasil, no início de maio, a própria ABAV sugeriu como media preventivo, o adiamento de viagens para o México. Se realmente a situação para os países como o Chile e a Argentina for alarmante, juntamente com outras entidades de classe representativa do setor, tomaremos a decisão mais apropriada.

A preocupação do turista sempre existe em uma situação como essa, e recomendamos às agências associadas que orientem seus passageiros/consumidores sobre a ocorrência da gripe suína e as precauções necessárias para evitar o contágio da doença (usar máscaras cirúrgicas descartáveis; lavar as mãos freqüentemente com água e sabão; evitar lugares com concentração de pessoas; usar trajes apropriados para locais de temperaturas mais baixas; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; tomar vitamina C e D e consumir frutas e verduras da época.

Atenciosamente,

Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente Abav Nacional”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados