Perfil, gastos e tendências: um raio x do Turismo de luxo
Relatório divulgado com exclusividade pela Interamerican aponta os principais números do mercado turístico de luxo, desde perfil, preferências de compra até os destinos mais buscados
A Interamerican, junto à Pangaea Network, revelou a quinta edição do Luxury Travel Trends com a intenção de direcionar o trade fazendo uso de informações colhidas junto a 636 profissionais do Turismo em países das Américas e Europa, com informações exclusivas do Brasil. Operadores, agências, hoteleiros e representantes de aéreas e cruzeiros foram apenas alguns dos que fizeram parte do relatório que aponta desde as preferências de compra e perfil do viajante de luxo até os fatores que mais influenciam essa categoria de turistas.
Confira abaixo os principais pontos abordados pelo Luxury Travel Trends 2017.
Confira abaixo os principais pontos abordados pelo Luxury Travel Trends 2017.
- O QUE É UMA VIAGEM DE LUXO?
A questão foi respondida por 30% dos players pela definição de singularidade e exclusividade da experiência, quantidade próxima aos 29% que apontaram o luxo sendo representado pela customização dos serviços. A categoria do hotel (23%) e a classe do voo (12%) também foram citadas para definir o conceito, e só 6% falaram do volume de gastos.
- QUEM SÃO OS VIAJANTES DE LUXO?
O perfil mostra um indivíduo da Geração X – idade entre 36 e 55 anos – que viaja junto ao parceiro/cônjuge (73%) ou, secundariamente, acompanhado pela família (22%). Os Baby Boomers – com mais de 55 anos de idade – representam a segunda faixa etária que mais compra esse tipo de viagem, apontada por 37% das empresas consultadas. Por fim, a Geração Y – entre 20 e 35 anos de idade – aparece timidamente, com apenas 1% das indicações. - QUANTAS VEZES E POR QUANTO TEMPO VIAJAM?
São 47% as empresas a mostrarem que a maioria dos clientes viaja duas ou três vezes ao ano. Já 27% falam em apenas uma viagem anual e 26% indicam apenas uma venda no período.
O tempo de permanência preferido em uma viagem é entre 7 e 10 dias (49%), e em especial no Brasil (70%) isso é ainda mais evidente. As viagens entre 11 e 13 dias vêm logo em seguida (34%), enquanto as que duram mais de duas semanas (10%) e as que duram menos de sete dias (7%) completam o quadro como minoria. - QUANTO GASTAM?
O Brasil surge entre os perfis de luxo que mais gastam no mundo todo, uma vez que a maioria dos clientes investe entre 10 e 14,9 mil euros para viajar. A média global está entre 5 e 10 mil euros, número mais próximo da realidade dos países que menos gastam em uma viagem de luxo, Espanha e Escandinávia – entre 5 e 6,9 mil euros. - PARA ONDE VIAJAM?
As Maldivas surgem como tendência de destino mundial, mas no Brasil são Tailândia e as ilhas Seychelles que se destacam no topo do ranking, que ainda tem África, Grécia, Itália, Japão e Islândia entre os oito mais procurados pelos brasileiros. - POR QUE VIAJAM?
Dentro do destino o que mais atrai o viajante global é a opção por um local totalmente privado para descansar com conforto (51%), seguido por experiências gourmet (50%) e culturais (49%), além de atrações sob medida na natureza (43%). Já no Brasil, Tratamentos de beleza e centros de bem-estar (61%), além de compras (38%) são as experiências que mais atraem o cliente - O QUE/QUEM INFLUENCIA?
A maioria dos players consultados (71%) aponta sites de destinos, hotéis e companhias aéreas como principal influência sobre os clientes, mas a indicação de amigos e familiares (49%) também se mostra importante. Influenciadores (35%), avaliações online (34%) e catálogos de operadoras (31%) vêm logo em seguida como principais responsáveis para o ganho de popularidade pelo produto. - FUTURO
A maioria das empresas (82%) acredita que o número de viagens crescerá nos próximos dois ou três anos, com Brasil e França sendo os mercados mais otimistas, esperando uma alta de mais de 10%. Os pontos que geram mais esperança do luxo são novos produtos e destinos, experiências ainda mais diferenciadas das viagens tradicionais, sistemas mais conectados e soluções eco eficientes.