Alex Souza   |   18/09/2013 17:11

Setor de locação registra desaceleração no 1º semestre

O segmento de locação de veículos vem crescendo, em média, 10% ao ano desde 2003. Em 2012, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o incremento foi seguido à risca, com o setor atingindo faturamento

O segmento de locação de veículos vem crescendo, em média, 10% ao ano desde 2003. Em 2012, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o incremento foi seguido à risca, com o setor atingindo faturamento de R$ 6,23 bilhões, valor 9,8% superior ao registrado em 2011.

No primeiro semestre deste ano, no entanto, as locadoras observaram um fenômeno de desaceleração. A informação foi dada esta manhã pelos diretores da entidade, que realizam entre hoje (quarta, 18) e amanhã, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 11ª edição do Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis, composto por palestras, debates e exposição de produtos de 18 empresas.

“O mercado vem crescendo dois dígitos há vários anos, o triplo do PIB. Mas esse ano temos notado uma resposta mais lenta”, comenta José Adriano Donzelli, presidente da Fenaloc (Federação Nacional das Locadoras de Veículos), sem citar o percentual de crescimento ou queda nos seis primeiros meses do ano. “O volume de terceirização de frota se concentra no segundo semestre, então acreditamos que haverá aceleração até o final do ano”, complementa. “Esperamos que os últimos meses do ano possam colaborar para que cheguemos perto do crescimento padrão”, acrescenta o presidente do Conselho Administrativo da Abla, Paulo Gaba.

TENDÊNCIAS
Terceirização de frota é uma das principais fontes de renda das locadoras no País, e uma tendência cada vez maior para os próximos anos. Gaba diz que as empresas atuantes no Brasil possuem oito milhões de veículos – as locadoras detém 500 mil. “Veja que temos um mercado em potencial enorme para atingir”. Uma tendência que se percebe na feira é a terceirização de frota por parte das polícias estaduais, com diversas montadoras expondo veículos devidamente customizados para a atuação no setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.