Alex Souza   |   18/09/2013 17:11

Setor de locação registra desaceleração no 1º semestre

O segmento de locação de veículos vem crescendo, em média, 10% ao ano desde 2003. Em 2012, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o incremento foi seguido à risca, com o setor atingindo faturamento

O segmento de locação de veículos vem crescendo, em média, 10% ao ano desde 2003. Em 2012, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o incremento foi seguido à risca, com o setor atingindo faturamento de R$ 6,23 bilhões, valor 9,8% superior ao registrado em 2011.

No primeiro semestre deste ano, no entanto, as locadoras observaram um fenômeno de desaceleração. A informação foi dada esta manhã pelos diretores da entidade, que realizam entre hoje (quarta, 18) e amanhã, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 11ª edição do Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis, composto por palestras, debates e exposição de produtos de 18 empresas.

“O mercado vem crescendo dois dígitos há vários anos, o triplo do PIB. Mas esse ano temos notado uma resposta mais lenta”, comenta José Adriano Donzelli, presidente da Fenaloc (Federação Nacional das Locadoras de Veículos), sem citar o percentual de crescimento ou queda nos seis primeiros meses do ano. “O volume de terceirização de frota se concentra no segundo semestre, então acreditamos que haverá aceleração até o final do ano”, complementa. “Esperamos que os últimos meses do ano possam colaborar para que cheguemos perto do crescimento padrão”, acrescenta o presidente do Conselho Administrativo da Abla, Paulo Gaba.

TENDÊNCIAS
Terceirização de frota é uma das principais fontes de renda das locadoras no País, e uma tendência cada vez maior para os próximos anos. Gaba diz que as empresas atuantes no Brasil possuem oito milhões de veículos – as locadoras detém 500 mil. “Veja que temos um mercado em potencial enorme para atingir”. Uma tendência que se percebe na feira é a terceirização de frota por parte das polícias estaduais, com diversas montadoras expondo veículos devidamente customizados para a atuação no setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados